Nos dias 6 e 7 de novembro, Fortaleza foi palco de importantes debates sobre a categoria bancária ao sediar o VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro.
Bancário e secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade, Jerônimo da Silva Júnior foi um dos palestrantes no painel "Participação de negros e negras no mercado de trabalho, políticas de inclusão e combate ao racismo".
"Foram dois dias de ricos debates. É importante a presença da CTB para levar sua visão classista sobre a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho, neste caso específico, no sistema financeiro. É significativo debater esse tema com especialistas do Dieese e de universidades. Assim, podemos aprimorar mais a ação do movimento sindical contra o racismo e toda forma de discriminação no mundo do trabalho", afirmou o sindicalista.
Ao lado de Jerônimo estavam a dirigentes Lisandra Falcão (Sindicato dos Bancários da Bahia) e Nancy Andrade (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. O evento foi organizado pela CONTRAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Sistema Financeiro), reunindo mais de 100 participantes de todas as regiões do país.

O fórum produziu a Carta de Fortaleza, que define os encaminhamentos imediatos:
>> Promoção de formação permanente sobre relações raciais;
>> Criação de protocolos antirracistas e canais de denúncia;
>> Realização de fóruns locais e atividades nas datas históricas da luta negra;
>> Qualificação profissional com foco na juventude negra;
>> Criação de coletivos e fundos de apoio para ampliar a participação de dirigentes negros;
>> Ações de promoção da saúde da população negra;
>> Realização periódica de reuniões de mobilização e organização.