Metalúrgicos têm apoio da CTB para exigir respeito e avanços na BYD  

Metalúrgicos têm apoio da CTB para exigir respeito e avanços na BYD  

Geral 06/11/2025 Escrito por:

Na manhã desta quinta-feira (6), o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari realizou uma grande assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras da BYD, com a presença da presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, e dirigentes de sindicatos classistas. 

A entidade debateu o direito à sindicalização e a liberdade sindical na empresa. Também informou sobre o andamento das negociações com a BYD sobre bônus de final de ano, jornada de trabalho, desvio de função, vale-alimentação e equalização salarial. Durante o encontro, vários funcionários se associaram ao sindicato.

"Nossa atuação conseguiu várias conquistas para a categoria, mas esses precisam avançar. Queremos que a empresa retome as negociações e garanta o espaço no refeitório para sindicalizarmos as pessoas. Sindicalizar é um ato de consciência e fortalece o sindicato para fazer a luta em defesa dos funcionários", disse o secretário geral da entidade, Júlio Bonfim.

SOLIDARIEDADE CLASSISTA

Rosa de Souza reafirmou o compromisso da CTB com os metalúrgicos de Camaçari. "Acompanhei a luta do Sindicato no fechamento da Ford e nas negociações para a vinda da BYD. Parabenizo os companheiros Evandro, Júlio e Aurino, além de toda a diretoria pelo trabalho desenvolvido. Vocês trabalhadores e trabalhadoras estão bem representados por um sindicato combativo e atuante, que tem o apoio da nossa Central", afirmou.

O presidente da FETIM, Aurindo Pedreira, reforçou a importância da sindicalização e a necessidade de a BYD entender que o sindicalismo brasileiro é diferente do sindicalismo da China em muitos aspectos, exigindo da empresa uma postura diferente. Estiveram na assembleia os dirigentes Pardal Pinto (APLB), Lucineide Sampaio (Sinposba e CTB), Taina de Jesus (SintraSuper  e CTB) e Fábio "Badaró" (SintraSuper).