Bancários em luta contra absurdos no Itaú e Santander 

Bancários em luta contra absurdos no Itaú e Santander 

Geral 05/11/2025 Escrito por:

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEBBASE), com sindicatos da capital e interior, realizam atos para denunciar vários absurdos nos bancos Itaú e Santander. A população e a categoria sofrem com fechamentos de agências, demissões e pressões.

Segundo a FEEBBASE, o Itaú ignora a população mais carente e o seu papel social como banco. Um exemagência do Subúrbio, que atende milhares de clientes aposentados e trabalhadores da região, sequer informou que será fechada. 

Durante o protesto, o vice-presidente da CTB Bahia, Hermelino Neto, ressaltou o absurdo que é o fechamento da agência de Paripe. "Não atende só ao bairro, mas todo o Subúrbio, que tem mais de 280 mil habitantes. A população não tem muito acesso ao atendimento digital e precisa de atendimento presencial. É lamentável o descaso da Prefeitura de Salvador, da Prefeitura Bairro e dos vereadores votados na região. Deveriam ser solidários e se pronunciar contra o fechamento da agência. Vamos seguir lutando pela categoria e pela população", afirmou. 

O Itaú deve ultrapassar os R$ 11 bilhões de lucro no terceiro trimestre deste ano e se isolar na liderança do ranking de lucratividade do setor. O Itaú já fechou 227 unidades em todo o país, inclusive em municípios que contavam com apenas uma agência, deixando milhares de clientes desassistidos e bancários desnorteados.

SANTANDER

O mesmo acontece no banco espanhol Santander: desrespeito aos direitos, fechamento de agências, demissão de funcionários e terceirização das atividades. 

Nesta terça-feira (4), as manifestações marcaram o Dia Nacional de Mobilização dos Funcionários, com paralisação dos funcionários em várias agências de Salvador. De acordo com a FEEBBASE, o banco lucrou R$ 11,5 bilhões em apenas nove meses de 2025, mas demite, fecha agências, terceiriza e desrespeita clientes.  

com informações da FEEBASE