Enfrentar Trump e aprovar isenção do IRPF fazem Lula crescer aprovação  

Enfrentar Trump e aprovar isenção do IRPF fazem Lula crescer aprovação  
Foto: Ricardo Stuckert

Geral 08/10/2025 Escrito por:

O bom enfrentamento com Donald Trump e a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5mil contribuiram para a popularidade do presidente Lula (PT). É o que aponta o CEO da Quaest, Felipe Nunes.

A nova pesquisa da empresa, encomendada pelo banco Genial e divulgada nesta quarta (8), revela que a aprovação do governo subiu dois pontos percentuais. Realizada entre 2 e 5 de outubro (antes do telefonema entre os dois líderes), a pesquisa mostra que a aprovação do governo cresceu 8 pontos percentuais desde maio, período da conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil nos EUA, chegando aos atuais 48%.

Nesse período, a desaprovação caiu de 57% em maio e chegou a 49%, uma queda de 8 pontos percentuais. Não sabem ou não responderam permanece em 3%.

CONTENTAMENTO DE 60% E FATORES

Somadas as avaliações regular (27%) e positiva (33%), o contentamento com o governo Lula chega a 60% contra 37% que classificam como negativo.

Felipe Nunes reafirma a repercussão positiva do rápido encontro entre Lula e Donald Trump na ONU, bem como o discurso do presidente e a aprovação da isenção do IRPF na Câmara dos Deputados.

"A expectativa sobre a medida é bem alta, chega a ser exagerada: 41% dos brasileiros acreditam que a reforma da renda vai trazer uma melhora importante para suas finanças. Expectativa que supera os números reais apresentados pela Receita", afirma o especialista.

com informações da Revista Fórum