Em lançamento de livro, Rosa destaca papel de Emanoel no sindicalismo

Em lançamento de livro, Rosa destaca papel de Emanoel no sindicalismo

Geral 24/09/2025 Escrito por:

Um sindicalista que ajudou a construir as lutas da categoria bancária na Caixa e que, agora, conta essa bela história e muitas estórias dessa epopeia. Emanoel Souza, dirigente da CTB Bahia lançou, nesta terça-feira (23), o seu livro “Histórias e Estórias do Movimento dos Empregados da Caixa”. O ato no Sindicato dos Bancários reuniu lideranças sindicais bancárias e de outras categorias.

"Devo tudo à Caixa, a minha vida. Comecei como estagiário e construir minha trajetória como sindicalista. Hoje, faço homenagens ao companheiro Eduardo Navarro (falecido recentemente), com quem aprendi muito, além de Rebeca Serravale, mãe de Rute, minha sobrinha, e a Carol, mãe do meu filho Tainá. No livro, procuro mostrar como o movimento dos trabalhadores da Caixa foi vanguarda em questões como gênero e diversidade, há mais de 30 anos. É a memória de alguém que participou da história e que, agora, conta muitas histórias e estórias das lutas no banco", disse Emanoel.

Para a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, Emanoel é uma figura diferenciada e inspiração para todos. "Os bancários sempre foram referência de luta e Emanoel, um grande destaque na linha de frente. Um companheiro dedicado, também, na formação política dos sindicalistas, para entenderem seu papel estratégico. O livro exalta sua luta e sua trajetória", destacou.

RECONHECIMENTO DOS COMPANHEIROS

O presidente do Sindicato dos Bancários, Elder Perez, ressaltou a rica trajetória de Emanoel no movimento sindical. "Ele é uma memória viva das lutas sindicais, especialmente a partir dos anos de 1980. O livro mostra a força da luta dos bancários e da classe trabalhadora. Para nós, é um orgulho ter um companheiro de luta escritor ", frisou.

Segundo a presidenta da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andréa Sabino, o sindicalista é especial. "Nos ajuda, nos inspira e nos forma. Sua dedicação vai além da nossa categoria, participando de outras lutas. O livro coroa toda trajetória de Emanoel nas lutas do povo e nós temos muito orgulho desse importante dirigente", enfatizou.

Dirigente dos Bancários e presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo considera Emanoel como um patrimônio das lutas populares. "Ele ajudou a fazer da luta na Caixa reconhecida nacionalmente. O bom do livro é que entrelaça a luta da categoria bancária com as lutas gerais do povo brasileiro. Emanoel é um talento da classe trabalhadora", destacou.