Nesta segunda (22), a CTB Bahia prestigiou um mutirão da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) no bairro de Cajazeiras, em Salvador. O ato no campo da Pronaica possibilitou a população local fazer denúncias e buscar orientações sobre crimes de racismo e intolerância religiosa. Durante a atividade, foi entregue a uma unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM), que vai ampliar o atendimento itinerante por toda a Bahia.
“Estamos aqui hoje duplamente felizes com a realização deste mutirão, que reúne instituições tão importantes, e com a entrega da nova unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela. O primeiro mutirão foi realizado na Estação da Lapa, por onde circulam diariamente cerca de 400 mil pessoas. Agora, estamos chegando aos bairros, começando por Cajazeiras e, em breve, estaremos em outras localidades”, afirmou a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

Presente no evento, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou a importância da iniciativa. "É mais uma ação do governo Jerônimo, através da Sepromi, para combater o racismo e a intolerância religiosa. Ter uma unidade móvel vai levar esses serviços para mais perto das pessoas, na capital e no interior", disse.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) ressaltou a força da ação. "É um espaço de acolhimento, escuta e encaminhamento legal, que garante que ninguém fique sozinho diante da violência do preconceito. Não queremos apenas tolerância, queremos respeito. E com essa conquista, seguimos firmes, transformando em políticas públicas a luta por dignidade, igualdade e justiça", enfatizou.

Participaram do ato várias lideranças comunitárias, além de Marina Duarte, presidenta da UNEGRO (União de Negros e Negras por Igualdade - Bahia), e Kilson Melo, presidente da FABS (Federação das Associações de Bairro de Salvador) e coordenador da ONG Cajaverde.
