Entre 16 e 21 de setembro, a CTB participou do Intercâmbio Sindical Internacional, promovido pela ACFTU (Federação Nacional dos Sindicatos da China), em Pequim. Na delegação classista, o vice-presidente da CTB Bahia, Hermelino Neto, Márcio Ayer, Eremi Melo e José Antunes. A debelgação brasileira teve, ainda, representantes das demais centrais sindicais.
Várias atividades propiciaram o compartilhamento de experiências sobre a modernização chinesa e à exploração de novos horizontes para a ação sindical. "É com grande respeito e consideração que saudamos a comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas entre China e o Brasil, que reafirmam os laços de unidade, solidariedade e cooperação entre nossos povos", disse Neto.

O dirigente parabenizou a ACFTU pelos 100 anos de luta e compromissos com os direitos da classe trabalhadora. "Agradecemos a oportunidade deste intercâmbio, permitindo compartilhar experiências sobre a modernização chinesa e dialogar sobre temas relevantes ao mundo do trabalho e à organização sindical. O diálogo social que praticamos reforça a capacidade de enfrentar juntos os desafios da globalização, da digitalização e das rápidas transformações do mundo do trabalho", afirmou.
Neto falou das mudanças tecnológicas e de políticas organizacionais no setor bancário, acarretando fechamento de agências, eliminação de empregos e adoecimento da categoria. "Acredito que o fortalecimento dessa aliança, com protagonismo dos sindicatos, é fundamental para construirmos uma governança global mais inclusiva e solidária, que coloque os trabalhadores no centro das conquistas. Sigamos trabalhando juntos por esse futuro compartilhado", enfatizou.
