CTB com Wagner Moura e Daniela Mercury, contra PEC da Blindagem  

CTB com Wagner Moura e Daniela Mercury, contra PEC da Blindagem  

Geral 21/09/2025 Escrito por:

Um domingo de luta em várias cidades do Brasil. Milhares de pessoas protestaram neste domingo (20) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, chamada de PEC da Bandidagem. Aprovada por maioria da direita (344 votos contra 134), ela protege políticos que cometem crimes. Na mesma semana, a maioria também aprovou a urgência para votar um projeto que anistia Bolsonaro e demais golpistas do ato de 8 de janeiro de 2023.

Em Salvador, o ato aconteceu com uma caminha do Morro do Cristo até o Farol da Barra. Ampliaram a voz dos manifestantes carros de som e um trio elétrico comandado pela cantora Daniela Mercury, que teve a presença especial do ator baiano Wagner Moura. 

Os dois reforçaram a indignação popular contra as duas medidas aprovadas. "Que lindo ver Salvador com essa multidão. É um carnaval da cidadania e contra esses dois absurdos. A Bahia é contra a anistia para golpistas e contra a proteção de políticos criminosos", disse Daniela. "Aqui, extrema-direita não se cria, não. Aqui, não, pai", exclamou Wagner, passando a acompanhar o grito da multidão: "Sem anistia, sem anistia, sem anistia".

CTB, SINDICATOS E PARLAMENTARES

A CTB Bahia, sindicatos e federações reforçaram a manifestação. "Vamos seguir mobilizando a sociedade para exigir do Senado que anule a PEC da Blindagem aprovada na Câmara e derrote, também, qualquer proposta de anistia para golpistas. Além disso, os atos de hoje também reforçaram nossas bandeiras pelo fim da escala 6x1, pela soberania do Brasil, pela isenção de imposto de renda até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos", afirmou Rosa de Souza, presidenta da Central.

Coordenador da APLB, o professor Rui Oliveira reforçou a importância da mobilização. "É bom ver as ruas cheias, mas seguiremos com novos atos para que a grande maioria da nossa sociedade se engaje nessa luta por um Brasil melhor para todos. Essa PEC da Blindagem é uma vergonha, assim como o projeto da anistia para golpistas. Não passarão", enfatizou.


Participaram da manifestação com o movimento sindical o secretário do Trabalho da Bahia, Augusto Vasconcelos, e entidades como APLB, ASSUFBA, FETRACOM-BASE, FEC Bahia, Sindicato dos Bancários da Bahia, Federação dos Bancários, SintraSuper, SINTRACOM-BA, Sintest, Metalúrgicos, Sindicato dos Comerciários e SindsaúdeBA. Além dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB); a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e a vereadora Aladilce Souza (PCdoB). MAIS FOTOS NO INSTAGRAM: @ctb.bahia