CTB Bahia na maior conferência de políticas para mulheres do Brasil

CTB Bahia na maior conferência de políticas para mulheres do Brasil

Geral 29/08/2025 Escrito por:

Cerca de 1.300 mulheres baianas, de 300 municípios, mostraram a força feminina na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM), encerrada nesta sexta-feira (29), no Hotel Fiesta, em Salvador. A maior conferência do Brasil teve o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” e teve a marca da escuta, do diálogo e da construção coletiva para a formulação de políticas públicas. 

A CTB Bahia reforçou os debates com sindicalistas de várias categorias presentes. A 5ª CEPM, que teve como objetivo central atualizar as pautas do movimento de mulheres e construir, coletivamente, o novo Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, que vai orientar ações no estado e será referência para a construção do Plano Nacional.

"Trouxemos a visão das mulheres sindicalistas para que as políticas públicas a serem implementadas levem em conta as pautas da classe trabalhadora. São contribuições importantes para os debates realizados, depois de dez anos da última conferência. Nesse período, a Central e os sindicatos classistas nunca deixaram de tratar das demandas femininas, pois queremos uma sociedade mais igual e sem violência contra as mulheres", afirmou Marilene Betros, secretária adjunta da Mulher da CTB Bahia.

PARTICIPAÇÃO E O GOVERNADOR

Segundo a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), a etapa estadual teve intenso processo participativo: 176 municípios realizaram conferências municipais e 22 encontros territoriais mobilizaram mais de 5 mil mulheres em todo o estado. 

A abertura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que anunciou a adesão da Bahia ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, além da representante do Ministério das Mulheres, Lygia Pupatto, de secretárias estaduais e da palestrante magna, a professora Rosane Borges, da PUC-SP.

com informações da SPM-BA