SintraSuper realiza conferência sobre políticas para as mulheres

SintraSuper realiza conferência sobre políticas para as mulheres

Geral 21/07/2025 Escrito por:

Atendendo ao chamado da CTB Bahia, o SintraSuper (tratalhadores e trabalhadoras de supermercados) de Salvador realizou, nesta segunda-feira (21), sua Conferência Livre da Mulher, preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada em Brasília, no mês de setembro. 

O evento aconteceu no Sindicato dos Comerciários, em Salvador, e debateu os temas gerais da 5ª CNPM, cujo tema é "Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas". E tratará assuntos como participação igualitária das mulheres na política e fortalecer a democracia com a sua presença; enfrentamento às violências de gênero; autonomia econômica das mulheres e a igualdade no mercado de trabalho; saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; entre outros.

"Esse momento de conferências é muito importante para colocar nossas pautas novamente na ordem do dia. Ficamos muitos anos sem esses debates, por conta de governos conservadores. Com o governo Lula, a sociedade voltou a ser ouvida para ajudar a construir as políticas públicas que podem melhorar a vida do povo, especialmente das mulheres. Temos grandes desafios, como acabar a escala 6x1, que afeta mais as mulheres, e as eleições de 2026, entre outros", afirmou Rosa de Souza, presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia.

O presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo, prestigiou o evento. "Vários sindicatos realizaram conferências, dando voz às comerciárias para exporem suas demandas. O mais importante nesses espaço é o estimulo à participação política da sociedade na construção das políticas públicas do seu interesse. E isso só é possível com um governo democrático como o de Lula, que precisa ser apoiado nesse enfrentamento contra a ofensiva dos Estados Unidos e por nossa soberania", enfatizou.

BONS DEBATES

Coordenadora da Conferência, a diretora de Imprensa do Sindicato, Taína de Jesus, reforçou a importância dos debates. "As trabalhadoras sofrem com a dupla jornada [trabalho e casa] e vários outros problemas comuns a todas as mulheres. As propostas formuladas aqui ajudará o governo a transformar em políticas concretas para as mulheres do Brasil. Quero agradecer as pessoas que nos ajudaram a construir essa conferência", afirmou.

A secretária de Gênero, Raça e Etnia do SintraSuper, Josélia Ferreira, leu o regimento interno da Conferência e reforçou algumas demandas importantes. "Lutar por creches para as mães trabalhadoras deixar seus filhos enquanto trabalham e acabar a escala 6x1 contribui para dar mais qualidade de vida às mulheres. São lutas que fazem toda sociedade avançar", pontuou. 

Responsável pela palestra da Conferência, Dalva Leite, secretária de Formação do Sindicato, ressaltou como é importante a unidade das mulheres e dos movimentos sociais. "Temos um governo de origem popular, mas que enfrenta um Congresso com maioria conservadora e chantagista. Para que as propostas aprovadas em todo o Brasil se viabilizem é preciso mobilização de todas nós. Temos que trabalhar para vencer as eleições de 2026, reelegendo Lula e elegendo deputados e senadores comprometidos com as nossas reivindicações, e eleger mais mulheres com visão avançada", frisou.

Falaram na mesa de abertura e reafirmaram a necessidade de união das mulheres para derrotar a extrema direita e fazer o Brasil avançar em políticas públicas inclusivas e emancipadoras: Sônia Maria (FETRACOM); Cherry Almeida (UBM e Sindicato dos Comerciários); Rosemeire Correia (vice-presidenta do Sindicato dos Comerciários); Nancy Andrade (Conselho dos Direitos da Mulher e Federação dos Bancários); Tereza Bandeira (CTB Bahia e Sinttel); Sueli Bahia (Sindicato dos Comerciários).