Federação dos Bancários realiza conferência e CTB destaca força da categoria na luta

Geral 19/07/2025 Escrito por:
Trabalhadoras e trabalhadores bancários da Bahia e Sergipe 27ª Conferência da Federação (FEEBBASE), que foi aberta na noite desta sexta-feira (18), no Hotel Porto Belo, em Ondina. O evento reúne representantes das 13 bases sindicais ligadas à entidade. O ato foi marcado pelo lançamento do livro "O Sistema Financeiro Chinês", do ex-bancário Marcello Azevedo, Geógrafo e Relações Internacionais.
"Essa é a primeira conferência dirigida por duas mulheres na história da Federação. É um marco importante em nossa categoria, representando a quebra de uma barreira histórica e o reconhecimento da luta das mulheres no movimento sindical. Carregamos o legado de muitas mulheres que vieram antes e ajudaram a construir a luta da nossa categoria. Essa conferência é um espaço de escuta, formulação de políticas e reforço da nossa unidade para enfrentar e vencer os desafios atuais", destacou Andreia Sabino, presidenta da FEEBBASE.
A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, ressaltou o momento atual do País. "Hoje foi um dia importante [as medidas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com o uso de tornozeleira eletrônica]. O presidente Lula resgatou nossa autoestima. Devemos potencializar essa virada contra a extrema-direita para avançar em novas conquistas. Reforçar a nossa organização nas entidades para garantir as nossas bandeiras atuais: o fim da escala 6x1, isenção de IRPF até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos. A gente conta, na Bahia, com a força dessa categoria tão bem dirigida por Andreia, na Federação, e Elder, no Sindicato", pontuou.
"FLORES AO DELEGADO" E CONGRESSOS DA CTB
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Elder Perez, "a conferência fala sobre nós e os desafios atuais que precisamos vencer. Nossa luta é política, também, por justiça e direitos sociais, e em defesa da democracia. Teremos três dias de bons debates. Não poderia deixar de citar Zeca Baleiro: 'Hoje eu acordei com uma vontade danada de mandar flores ao delegado'", disse, em referência à ação da PF que colocou tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro.
Também bancário, o secretário geral da CTB Bahia, Ailton Araújo, reforçou a mobilização da categoria para o 6º Congresso Estadual e o 6º Congresso Nacional da Central. "Serão no Senai Cimatec, em Piatã, a partir do dia 5 de agosto. É o momento de grande democracia interna da nossa organização. Pretendemos realizar um forte congresso estadual e ter uma bancada expressiva para o nacional. É importante que os sindicatos já elejam seus delegados e delegadas e enviem os nomes para nossa comissão organizadora", frisou.
A 27ª Conferência debaterá temas como a conjuntura com o Augusto Vasconcelos (secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia e presidente licenciado do Sindicato dos Bancários da Bahia); Importância das mídias alternativas para a democracia no Brasil, com Joaquim de Carvalho(Jornalista da TV 247); Sistema Financeiro Global, políticas de juros do BC e Regulamentação do Sistema Financeiro brasileiro, com José Kobori (professor, escritor, assessor estratégico e Financeiro; e A inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho: Perspectivas e desafios, com Leandro Andrade (professor e pesquisador de tecnologia da informação da Escola de administração da UFBA).
com informações da FEEBBASE