Com Lula presente, CTB Bahia reverencia 2 de Julho e inicia Plebiscito Popular

Geral 02/07/2025 Escrito por:
Nesta quarta-feira, baianos e turistas lotaram as ruas de Salvador para reverenciar o 2 de Julho, com a presença do presidente Lula (PT). Nesta data, em 1823, os movimentos populares expulsaram, definitivamente, as tropas de Portugal que ainda resistiam à independência do país, que foi declarada em 7 de setembro de 1822. Mais uma vez, a CTB Bahia e seus sindicatos filiados percorreram o mesmo trajeto dos nossos heróis e heroínas.
"Todos os anos, participamos da celebração da data maior dos baianos. As batalhas que ajudaram a consolidar a independência do Brasil sempre inspiraram os sindicatos e os movimentos sociais a conduzirem as lutas da classe trabalhadora e do nosso povo. A luta atual por liberdade é pelo o fim da escala 6x1, que escraviza e adoece as pessoas. Vamos seguir mobilizando a sociedade para que seja aprovado a PEC no Congresso Nacional", afirmou Rosa de Souza, presidenta da Central.
Marcaram presença no cortejo sindicalistas da APLB e Sindseps (que enquadraram o prefeito de Salvador), SintraSuper, Sinpojud, Metalúrgicos, Comerciários de Salvador, Comerciários de Itabuna, Bancários, ASSUFBA, FEC Bahia, SINTRACOM-BA, FETRACOM-BASE.
PLEBISCITO POPULAR
Também no Centro Histórico, a CTB se uniu à UNEGRO (União de Negros e Negras pela Igualdade) e iniciou a votação do Plebiscito Popular, conduzida pelo secretário de Combate ao Racismo, Jerônimo Silva Júnior. "Nada melhor do que iniciar a votação na Bahia em pleno 2 de Julho. Até setembro, quando haverá a divulgação do resultado, vamos promover atos de votação em todo o estado. Orientamos nossos sindicatos a fazerem, também, votação em suas categorias", destacou.
O processo é pela leitura do QR CODE que leva as pessoas ao site do Plebiscito. Lá, a pessoa cadastra o nome, e-mail e celular. Depois, responde SIM ou NÂO pelo fim da escala 6x1, pela isenção de Imposto de Renda para que ganha até R$ 5 mil no mês e pela taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil no mês.
LULA PRESENTE
Novamente, o presidente Lula (PT) esteve ao lado dos baianos. "Estou querendo incentivar a produção de uns dez filmes históricos do Brasil para que o povo conheça a história que foi motivadora de muita luta nesse país e de muita conquista, que ninguém sabe”, disse, em entrevista à TV Bahia.
Ele destacou o papel do povo baiano na batalha final. “Eu digo que pela mesma porta que entraram, eles [os portugueses] saíram. E foi a Bahia que fez esse marco. É uma festa que comemora a bravura do povo baiano e, sobretudo, de três mulheres que tiveram muito importância aqui na Bahia”, afirmou, em referência à Maria Felipa de Oliveira, Maria Quitéria e Joana Angélica, heroínas na luta contra os portugueses.
MAIS FOTOS NO INSTAGRAM: @ctb.bahia