Em posse da CONTAG, Adilson Araújo destaca liderança corajosa de Vânia Marques

Geral 25/04/2025 Escrito por:
O Brasil de quem trabalha no campo viveu um momento histórico, nesta quinta-feira (24), com a posse da nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). A solenidade contou com a presença de representantes de importantes entidades do movimento sindical, como Amália Antunes (UITA), Cristiane (CUT) e Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que conduziu o ato. Durante a cerimônia, a CONTAG entregou a pauta do Grito da Terra Brasil 2025 ao governo Lula (PT).
“Ao realizar esse ato, desejamos que todos e todas possam desempenhar com zelo e compromisso o cargo que lhe foi conferido”, declarou Adilson Araújo. Para o dirigente, o grande marco foi a posse de Vânia Marques Pinto, primeira mulher a assumir a presidência da CONTAG em mais de seis décadas de história. "Uma liderança corajosa, comprometida com a transformação social e o fortalecimento da agricultura familiar, da democracia e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo", postou em seu perfil no Instagram.
Baiana de Iraquara, Vânia Marques assume a Presidência da maior organização do segmento na América Latina. A dirigente coordenará uma Diretoria Executiva de 12 pessoas, com paridade de gênero (seis mulheres e seis homens). “Assumimos essa responsabilidade com muita coragem, esperança e compromisso, principalmente porque acreditamos que podemos ser agentes da transformação. Vamos seguir fortalecendo a agricultura familiar, a democracia e os direitos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de todo o Brasil”, afirmou Vânia.
A composição da nova direção reafirma os compromissos históricos da CONTAG com a inclusão e a diversidade. Além da paridade de gênero, a nova gestão contempla a cota mínima de jovens, a participação de pessoas idosas, LGBTQIAPN+ e representantes das cinco regiões do país, consolidando uma direção plural, democrática e representativa do campo brasileiro.
com informações da CTB Nacional