Nesta sexta-feira (28), a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEBBASE) realizou a primeira reunião de diretoria sob o comando da nova presidenta, Andreia Sabino, e da vice, Thaise Mascarenhas. Elas são as primeiras mulheres a assumirem os cargos em 56 anos de existência da organização.
O encontro em Salvador reuniu dirigentes dos dois estados para avaliar as contas e as atividades de 2024 da entidade, além de planejar as ações para 2025. A professora, dirigente da CTB e do PCdoB, Débora Irineu, falou sobre a importância das mulheres nos movimentos sociais.
Andreia Sabino destacou os desafios da FEEBBASE nesse novo momento. "É um novo ciclo que se inicia. Vamos buscar uma participação maior ainda dos dirigentes e da base nas ações da Federação. É importante entender as necessidades da nossa categoria e dos sindicatos em cada cidade, para planejar melhor nossas políticas. Nossa categoria passa por grandes transformações. Há diferenças nos problemas existentes nos bancos públicos e nos privados. E nós precisamos compreender esses processos para definir a melhor forma de atuar", afirmou.
Para a dirigente, é necessário ampliar a conscientização da categoria bancária. "Para que abrace com a gente as lutas por direitos e em defesa da sociedade. Atuaremos junto com as centrais sindicais na luta pelo fim da escala de trabalho 6x1, em defesa dos bancos públicos e contra os juros altos, por exemplo, sempre buscando a unidade da categoria", destacou.
Thaise Mascarenhas ressaltou a importância da participação dos dirigentes, especialmente quem foi eleito pela primeira vez, "na construção e execução das atividades das secretarias e das políticas definidas pela Federação".
com informações da FEEBBASE