Ato de Bolsonaro "boia" no Rio e reúne só 18,3 mil, aponta Monitor da USP

Ato de Bolsonaro "boia" no Rio e reúne só 18,3 mil, aponta Monitor da USP
Foto: UOL / Giorgio de Luca / Entre Nuvens

Geral 17/03/2025 Escrito por:

Foi um mês divulgando com a expectativa de reunir 400 mil pessoas, mas, o ato convocado por Jair Bolsonaro (PL) e o pastor Silas Malafaia (que chamou o ministro Alexandre de Moaraes de criminoso) decepcionou. Projetado para pedir anistia aos golpistas do quebra-quebra em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, o evento contou apenas com 18,3 mil pessoas, isso no ápice da manifestação. Literalmente, "boiou" em plena Copacabana, no Rio de Janeiro.

O fracasso do ato, realizado neste domingo (16), foi confirmado pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Além de pedir anistia para os golpistas, o ato buscou apoio para Bolsonaro, antes de uma provável condenação à prisão. 

A manifestação interditou o trecho da Avenida Atlântica, entre as ruas Barão de Ipanema e Xavier da Silveira. Imagens aéreas mostram que a concentração se deu em torno do caminhão, não se estendendo a uma quadra do local onde o veículo foi parado.

METODOLOGIA 

Para estimar o público, os pesquisadores da USP tiraram 66 fotos aéreas de Copacabana em quatro horários: 10h, 10h40, 11h30 e 12h. Dessas, 6 fotos foram tiradas às 12h, momento de pico da manifestação. Para o cálculo, foi utilizada a metodologia Point to Point Network (P2PNet), que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem.

O método tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo. Na contagem de público, o erro percentual absoluto médio é de 12% para mais ou para menos para imagens aéreas com mais de 500 pessoas.

com informações da Revista Fórum