Espanha vai votar redução da jornada de trabalho para 37,5 horas semanais

Espanha vai votar redução da jornada de trabalho para 37,5 horas semanais
Foto: Gettyimages.ru / A. Perez Meca / Europa Press /

Geral 10/02/2025 Escrito por:

Enquanto o Brasil iniciou, recentemente, o debate o fim da Escala 6x1, a Espanha avança para votar a redução da jornada de trabalho semanal de 40 para 37,5 horas, sem redução salarial. Foi um ano de muita negociação entre governo e representantes de empresários e trabalhadores. Agora, o governo de esquerda espanhol deu luz verde para votar o projeto.  

"É um dia histórico porque mais de 41 anos se passaram desde a última redução da jornada de trabalho em nosso país. A redução da jornada de trabalho servirá para melhorar a produtividade em nosso país (...) Não se trata de colocar [acumular] horas no trabalho, mas de ser eficiente no trabalho", disse a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, líder do partido de extrema esquerda Sumar e responsável por liderar esta reforma emblemática do governo.

O texto do Conselho de Ministros resulta de um acordo firmado em 20 de dezembro com os dois principais sindicatos de trabalhadores, UGT e CCOO, mas sem as organizações dos empresários, que abandonaram as negociações após 11 meses de reuniões. Segundo o governo, a medida afetará cerca de 12 milhões de trabalhadores do setor privado, principalmente nas áreas de comércio, alimentação e agricultura. As 37,5 horas já se aplicam ao funcionalismo público e às grandes empresas.

O principal desafio do governo de Pedro Sánchez, que não possui maioria absoluta no Congresso dos Deputados, é convencer sua base da necessidade da reforma. A medida gera reticências no Partido Nacionalista Basco (PNV) e sobretudo no partido separatista catalão Juntos pela Catalunha (JxCat), duas legendas aliadas do governo, mas próximas dos círculos empresariais.

com informações do iG/AFP