A nova diretoria do SINTEST-BA Uneb e Uefs tomou posse nesta sexta-feira (6), no campus da Uneb do Cabula, em Salvador. Foram prestigiar os representantes da chapa “Gestão e Competência” autoridades da universidade, servidores e sindicalistas, como Rui Oliveira e Reginaldo Alves (APLB), Ivanilda Brito e Dart Clair (Sindsaúde Bahia), Pascoal Carneiro (Metalúrgicos); as deputadas Olívia Santana (estadual do PCdoB) e Lídice da Mata (federal do PSB); a secretária de Promoção da Igualdade, Ângela Guimarães; e o superintendente da Seagri, Claudemir Nonato "Pig".
Daiana Alcântara, presidenta do SINTEST Uefs e dirigente da CTB Bahia, destacou sua fase de aluna e professora de História na universidade. "Mas me orgulha ser técnica administrativa. No sindicato, aprendi muito com a categoria e sindicalistas da CTB. Conseguimos construir uma unidade forte para conduzir a luta dos servidores das duas universidades. Aprendi que ser mulher sindicalista tem os desafios em dobro, mas estamos seguindo bem na missão. Essa nova gestão será de novas conquistas", afirmou.
O presidente do SINTEST Uneb, Firmino Júlio, lembrou que foram quatro anos de muitas batalhas difíceis. "Mesmo na pandemia, mantivemos o sindicato atuante, realizando lutas e parcerias com as universidades. Fizemos um sindicato humanizado, que pensa nos outros, e que construiu uma unidade com as demais entidades de servidores públicos estaduais. Agora, é fazer uma gestão melhor ainda para nossa categoria e fortalecer as lutas dos servidores e da classe trabalhadora", destacou.
Presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza ressaltou as contribuições do SINTEST para o movimento sindical. "A CTB se orgulha de ter esse sindicato em suas fileiras, ajudando a luta da classe trabalhadora e em defesa das universidades públicas e da educação de qualidade. Temos certeza de que contaremos com vocês para enfrentarmos e vencermos vários desafios em 2025, como o fim da escala 6x1, contra os prejuízos aos trabalhadores, contidos no ajuste fiscal, e pela valorização dos servidores e dos serviços públicos. A Central está firme com a entidade", enfatizou.
Olívia Santana e Lídice da Mata reafirmaram o compromisso dos seus mandatos com as universidades públicas, os servidores do Estado e os sindicatos. As parlamentares, também, elogiaram a condução de Firmino e Daiana, colocando o SINTEST sempre presente nas ações convocadas pelas centrais sindicais. Ângela Guimarães enalteceu o trabalho do sindicato e dos dirigentes nas ações de combate ao racismo e colocou a Sepromi à disposição para novas parcerias.
Rita Brêda (vice-reitora da Uefs) e Adriana Marmori (reitora da Uneb) lembraram que as pautas da categoria encaminhadas pelo SINTEST são sempre debatidas e que o sindicato tem feito lutas conjuntas pelo fortalecimento das duas universidades, importantes instituições de pesquisa que ajudam no desenvolvimento da Bahia.