CTB Nacional e delegação russa fortalecem relações internacionais

CTB Nacional e delegação russa fortalecem relações internacionais

Geral 28/11/2024 Escrito por:

Como parte de uma cooperação e intercâmbio que está sendo discutido com o sindicalismo internacional, a CTB Nacional recebeu, nesta quarta-feira (28), uma delegação russa da Câmara Civil da Confederação Russa. Em sua sede, na cidade de São Paulo, nossos dirigentes conversaram com Nikita Sergeevitch Anisimov, assessor de imprensa do governo; Ilia Iurbevitch Guerasév, diretor do Museu da Segunda Guerra Mundial em Moscou; Gaiane Aleksandrovna Seíranian, diplomata; e Anna Nikolaevna Zlovina, poetisa que defende os perseguidos pela guerra e Ilya Zakharov, vice-cônsul do Consulado Geral da Rússia em São Paulo. 

Adilson Araújo, presidente da CTB, expressou sua satisfação ao receber os representantes russos e destacou a importância do encontro: “A CTB se sente honrada em receber os companheiros e se vale dessa oportunidade para compartilhar algumas reflexões sobre a situação do mundo e, em particular, ao Brasil”. Ele ressaltou que a CTB é “a segunda central sindical mais representativa do Brasil”, com 1.432 sindicatos filiados. A central reafirmou sua posição em defesa de um “mundo multipolar, sem hegemonismo”, e destacou a importância da soberania nacional. Araújo também condenou as ações genocidas de Israel na Faixa de Gaza e no Líbano: “Defendemos os direitos do povo palestino à sua soberania”.

O secretário de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana, expressou a honra da central em receber os russos e destacou a importância de fortalecer laços entre as organizações. "A CTB, como a segunda central sindical mais representativa do Brasil, defende a unidade do sindicalismo internacional e um mundo multipolar, enfatizando a soberania dos países", disse, condenando as ações expansionistas da OTAN e defendendo os direitos do povo palestino. Em relação ao Brasil, ele mencionou os desafios enfrentados pelo governo Lula na luta contra a extrema-direita e a necessidade de recuperar direitos trabalhistas perdidos. "A CTB propõe uma estratégia de desenvolvimento industrial e sustentável, visando erradicar a pobreza e promover uma economia moderna e inclusiva".

BRICS E CULTURA

Nikita Anisimov enfatizou a defesa da soberania entre os países e afirmou que o fortalecimento do BRICS é essencial.  “Todos os países estão defendendo sua soberania em um mundo que se tornou multipolar. É ótimo que a Rússia e o Brasil estejam fundando essa organização desde o início juntos”, disse.

Ilia Iurbevitch Guerasév destacou o papel da classe trabalhadora. “A classe trabalhadora é quem de fato pode construir uma nação”. Ele lembrou as perdas da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial: “A memória da Segunda Guerra Mundial… vive em cada uma das pessoas da Rússia até hoje”.

Anna Nikolaevna Zlovina compartilhou sua experiência como poetisa: “A poesia acontece em ondas… na Rússia não é diferente”. Ela comparou a poesia ao Kevlar: “Na guerra, o Kevlar preserva o corpo do soldado. No poético, o Kevlar preserva a alma do autor e do leitor”. Gaiane Aleksandrovna Seíranian agradeceu à CTB pela organização do evento: “Quero agradecer à CTB por organizar esse intercâmbio cultural e funcional”, finalizou.

No final do evento, a delegação convidou a CTB para realizar o próximo encontro em Moscou. 

com informações da CTB Nacional