CTB e UNEGRO celebram resistência negra na lavagem da estátua de Zumbi 

CTB e UNEGRO celebram resistência negra na lavagem da estátua de Zumbi 

Geral 20/11/2024 Escrito por:

Uma tradição em Salvador nas celebrações do Novembro Negro, a 16ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares foi realizada nesta quarta-feira (20) para marcar o Dia da Consciência Negra. Promovida pela UNEGRO (União de Negros e Negras pela Igualdade), a ação teve como tema "Em defesa da VIDA da população negra!" e também se incorporou às atividades nacionais da CTB. 

"Estamos juntos nessa caminhada porquê a lavagem da estátua de Zumbi se confunde com a história da CTB, que nasceu em 2007 e segue na trincheira de lutas da classe trabalhadora e do povo negro. Isso nos tornou a segunda maior central sindical do Brasil. Nossa opção de fazer o ato nacional em Salvador é para reforçar o simbolismo do 20 de Novembro ser feriado, também, em Salvador. É para celebrar, refletir e protestar, como fizeram todos os índios e os africanos escravizados, que resistiram e fizeram lutas heróicas por mais de três séculos, muitas lideradas por Zumbi, pela liberdade e por uma sociedade mais igual e mais justa. Nosso sindicalismo carrega esse legado em nossas ações", afirmou Adilson Araújo, presidente nacional da CTB.

Presidenta da UNEGRO, Marina Duarte destacou a importância do ato. "Mais um ano que celebramos o legado de luta e resistência palmarino, na batalha permanente por uma vida plena de direitos. Contamos com o apoio de várias entidades, especialmente da CTB Bahia, que fará homenagem especial à família de mestre Moa do Katendê. Agradecemos a Adilson e a Rosa [presidenta da Central no estado]. Com a força de Zumbi e Dandara em nossos corações, seguimos lutando por liberdade plena e uma verdadeira democracia.

ABOLIÇÃO DA ESCALA 6X1

A deputada estadual Olívia Santana reforçou a importância de se manter viva as tradições da população negra. "Temos que reverenciar nossos heróis e heroínas, que nos inspiram a lutar contra o racismo e todo tipo de preconceito. Estamos com a CTB e as centrais pela 'abolição' da escala 6x1, que também escraviza os trabalhadores e as trabalhadoras. Pela tarde, convido vocês para a marcha Zumbi e Dandara, que sai do Campo Grande. Esse dia é nosso e muito especial. Vamos celebrar", enfatizou.

Para a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, essa união do movimento sindical com entidades como a UNEGRO é importante para levar o debate do combate ao racismo para os locais de trabalho. "A troca de experiência sobre temas como o racismo, nos ajuda a trabalhar ações em nossas categorias, contribuindo para ampliar a consciência de que a luta contra esse problema é de toda a sociedade", frisou. 

Estiveram presente no ato dirigentes de vários sindicatos, como APLB, SintraSuper, Sindsaúde, Bancários, Assufba, Comerciários, Sintracom, Fetracom, Metalúrgicos, entre outros; a vereadora eleita Aladilce Souza; a secretária da Sempromi, Ângela Guimarães; a presidenta da UBM Bahia, Jéssica Baiano; os presidentes do PCdoB Salvador, Jurandir Santana, e da Bahia, Geraldo Galindo.