Assufba faz assembleia pelo Dia do Servidor e CTB reafirma compromisso

Assufba faz assembleia pelo Dia do Servidor e CTB reafirma compromisso

Geral 25/10/2024 Escrito por:

Para marcar as celebrações do Dia do Servidor Público (dia 28 de outubro), a Assufba realizou, nesta sexta-feira (25), uma assembleia para debater os desafios da categoria. Além dos debates e reflexões, teve música e um delicioso caruru. O coordenador-geral da Assufba, Renato Jorge destacou que a data é de celebração e superação. "Comemoramos nosso dia atentos com os retrocessos que querem aprovar no Congresso Nacional, como a reforma administrativa e uma nova reforma previdenciária. Também querem acabar com as cotas nas universidades públicas e não vamos permitir. Precisamos atuar no Conselho Universitário para não deixar. Nossa luta é para fortalecer a educação pública e a inclusão do nosso povo", afirmou.

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, parabenizou a Assufba e as entidades pela luta nas universidades federais. "Nossa Central está firme com vocês para combater essa onda conservadora na Câmara e no Senado. O novo Brasil com Lula precisa ampliar direitos, valorizar o trabalho e coibir a terceirização e a precarização no setor público. Estamos juntos, em defesa dos servidores e servidoras, e pelo fortalecimento dos serviços públicos", enfatizou.

Dirigente da CTB e da Assufba, Lucimara Cruz pediu atenção à política nacional. "Temos que atuar com força no Congresso Nacional e nos conselhos para garantir mais direitos e não permitir novos golpes na classe trabalhadora. Podemos contar com a CTB nessa luta, mas precisamos conquistar o apoio da sociedade para nossas causas", destacou.

Segundo o representante do DCE da Ufba, Moacir Cruz, é essencial a unidade das categorias que atuam nas universidades. "Vamos construir lutas conjuntas pelos direitos sociais e trabalhistas, e pelo fortalecimento das instituições de nível superior. Estamos juntos, construindo o futuro do País", pontuou.

A pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, Cássia Virgínia, destacou a importância da Assufba. "Tenho orgulho de ter minha formação política vinculada à luta dessa entidade aguerrida, da qual fui dirigente. Nas tarefas que assumo na Ufba, coloco toda a experiência adquirida com vários dirigentes aqui em defesa da categoria, da educação pública e do fortalecimento das universidades federais. Todos nós, servidores e servidoras estamos de parabéns", disse.