SINTRACOM-BA dá "um toque" pela vida às operárias da construção

SINTRACOM-BA dá "um toque" pela vida às operárias da construção

Geral 24/10/2024 Escrito por:

Para marcar as celebrações do mês de conscientização e prevenção do câncer de mama na construção civil de Salvador, o SINTRACOM-BA realizou, na manhã desta quinta-feira (24/10), a atividade “Outubro Rosa – Ação e Dignidade”. O evento contou com a participação das trabalhadoras e trabalhadores do canteiro de obras da Moura Dubeux, Residencial Mirat Martins de Sá, no Horto Florestal.

A atividade contou com a participação especial da médica de saúde da família, Dra. Ana Marta Santos, e da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), reforçando a importância dos cuidados com a saúde da mulher. “O autocuidado e o diagnóstico precoce são fundamentais para salvar vidas. A informação e a prevenção são nossas maiores aliadas na luta contra o câncer de mama”, disse a diretora de Gênero, Raça e Orientação Sexual, Sônia Maria da Silva, também dirigente da CTB Bahia.  

Com o lema “Um toque de amor pela vida”, o SINTRACOM-BA segue firme na missão de cuidar das trabalhadoras e trabalhadores também na saúde. No próximo dia 30, a atividade será na Metro Engenharia, prestadora de serviços da Embasa, próximo à Estação de Metrô Pirajá.

CAMPANHA INTERNACIONAL

Sônia Maria lembra que o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização internacional. Seu objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, também, do câncer de colo do útero.

A campanha chama a atenção para o autoexame, o toque no próprio corpo para reconhecer sinais de mudanças, que é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher no cuidado de sua própria saúde. Vale lembrar que, somente, o autoexame não é suficiente e não substitui a mamografia, importante para mulheres entre 40 e 69 anos, e para mais jovens que apresentem alguma alteração na mama.

com informações do SINTRACOM-BA