Na próxima sexta-feira (18/09), o movimento sindical classista da CTB tem um importante compromisso: lotar a Câmara de Vereadores de Salvador para a justa homenagem aos 100 anos de nascimento de Washington José de Souza, grande líder sindical e dirigente do PCdoB. A sessão especial acontece às 9h, por iniciativa dos vereadores comunistas Augusto Vasconcelos (líder do partido) e Hélio Ferreira.
"Nossa família se sente honrada e o sindicalismo da CTB, também. Ele sempre foi inspiração para os filhos e para várias gerações de sindicalistas ao longo de sua trajetória. Contribuiu para organizar vários sindicatos que eram dirigidos por 'pelegos' e seguravam as lutas de suas categorias. Isso, a partir de sua atuação na construção civil. Washington também ajudou a mobilização da nossa sociedade nas lutas políticas e por causas justas do nosso povo. Essa homenagem proposta pelos vereadores Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira é o reconhecimento de uma trajetória importante e vitoriosa de alguém que sempre colocou em primeiro lugar os interesses maiores da classe trabalhadora e do povo brasileiro", afirma Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia e filha de Washington de Souza.
A homenagem acontece aos 35 anos do movimento histórico “A Revolta dos Peões”, realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 1989. Washington foi seu maior líder, mobilizando milhares de trabalhadores e trabalhadoras da construção civil na Bahia. A greve contra a exploração patronal teve seu ponto alto em Salvador, mas paralisou canteiros de obras em todo o estado. Em 1990, o movimento durou 36 dias.
Washington foi primeiro presidente classista do SINTRACOM-BA, que tomou posse no dia 9 de fevereiro de 1990. O nosso saudoso sindicalista, também, foi fundador e primeiro presidente da FETRACOM-BA. Essa liderança sindical histórica faria 100 anos no dia 22 de junho de 2024.
com informações do SINTRACOM-BA