Terminadas as eleições para vereadores (e para grande maioria das prefeituras), é hora de fazer balanços e definir estratégias para as futuras disputas eleitorais, na Bahia e no Brasil. Em nosso estado, a CTB teve a participação qualificada de muitos de seus dirigentes sindicais, que disputaram como vices e, também, buscaram vagas nas casas legislativas de vários municípios.
Ainda realizando um levantamento sobre essa participação, o resultado é muito positivo, segundo a presidenta da Central, Rosa de Souza. "Só temos que parabenizar companheiros e companheiras que colocaram seus nomes à disposição dessa luta política. Já podemos ver que vários dirigentes sindicais foram reeleitos, confirmando o bom trabalho realizado em seus mandatos. Os novos eleitos e eleitas vão levar a qualidade da sua ação sindical para ajudar a melhorar a política e a vida das pessoas em suas cidades", enfatiza.
Segundo a dirigente, quem não conseguiu se eleger, teve papel destacado. "Ajudaram a fazer importantes debates sobre temas de grande relevância para suas categorias e a sociedade. Essa experiência é importante para a trajetória política de cada um que assumiu essa tarefa. Mostra que estão sintonizados com a essência do sindicalismo classista, que é combinar a luta econômica com a luta política. Agora, é fazer uma análise e, se precisar contribuir nas próximas disputas, planejar como ter um desempenho que garanta a eleição", pondera.