Neste domingo (22), a juventude baiana socialista convidou várias gerações e entidades para celebrar 40 anos da jovem senhora UJS (União da Juventude Socialista). Nascida com a primavera de 1984, a entidade tem contribuido para construir belas histórias de rebeldia, sonhos, encantos e lutas no Brasil e na Bahia. O Z1 Bar, no Rio Vermelho, foi o local para a celebração do aniversário da maior organização juvenil da América Latina.
Estiveram presentes vários ex-dirigentes e ex-presidentes da UJS, como Harlen Oliveira, Luiz Henrique, Augusto Vasconcelos e Marcelo Gavião; o presidente atual, Natan Ferreira; a titular da Sepromi, Ângela Guimarães; o presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo; o presidente do PCdoB de Salvador, Jurandir Júnior, com vários dirigentes do partido; Javier Alfaya; a deputada federal Alice Portugal e a deputada estadual Olívia Santana, ambas do PCdoB; e Aladilce Souza.
Ex-militante da UJS e presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza destacou o papel da organização juvenil na formação política dos seus integrantes. "Não poderia deixar de levar o abraço do sindicalismo classista da Central nesse momento especial. Vemos muitos jovens dirigentes sindicais que passaram pela UJS e tiveram as primeiras experiências de luta, ajudando em sua formação para atuar no movimento sindical. Eu me orgulho de ter participado de parte dessa trajetória vitoriosa", afirmou.
ESCREVENDO HISTÓRIAS
Tem sido na UJS que jovens se organizam para contribuir com a construção de uma sociedade desenvolvida, mais humana e mais justa socialmente. Seus militantes se destacam na direção de entidades como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União dos Estudantes da Bahia (UEB) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
São 40 anos se renovando e se antenando com os desafios contemporâneos, sempre com o DNA da luta que a originou. Foi essa organização na UNE que dirigiu o "Fora Collor", em 1992, ajudando a derrubar o presidente corrupto Fernando Collor de Melo; que mobilizou a juventude em vários momentos importantes do País; que dirigiu a famosa Revolta do Buzu, em Salvador, no ano de 2003. Para citar algumas das muitas iniciativas da UJS.