Secretaria da Diversidade da CTB vai lançar Coletivo dia 30

Secretaria da Diversidade da CTB vai lançar Coletivo dia 30

Geral 27/08/2024 Escrito por:

Em reunião realizada nesta segunda-feira (26), na sede do Sinttel, a Secretaria da Diversidade LGBTQIAPN+ da CTB Bahia definiu ações importantes para o trabalho da Central no segmento. Na próxima sexta-feira (30), na sede da CTB Bahia, no Dois de Julho, haverá o lançamento do Coletivo da Secretaria da Central. Os dirigentes debaterão o formato e a metodologia de funcionamento do colegiado. Também haverá a Roda de Conversa Política e Cultural, além de uma confraternização. O encontro acontece das 15h às 18h.

Segundo a secretária Jhay Lopes, a criação do Coletivo representa um marco significativo na luta por direitos trabalhistas e sociais da comunidade LGBTQIA+ no estado. "Demonstra o compromisso da CTB em continuar a promoção da diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, combatendo a discriminação e a desigualdade. Vamos dar voz e visibilidade a esse segmento no movimento sindical, garantindo que suas demandas e especificidades sejam ouvidas e consideradas nas negociações coletivas e políticas públicas", afirma.

Para a dirigente, ao criar um espaço seguro para discussão e denúncia, o coletivo contribui para a identificação e o combate a práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, como assédio moral, homofobia e transfobia. "O colegiado incentiva a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos e respeitosos, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e possam desenvolver todo o seu potencial.

POLÍTICAS, CAPACITAÇÃO E FUTURO

A sindicalista afirma que a participação da comunidade LGBTQIAPN+ no movimento sindical enriquece o debate e fortalece a luta por direitos trabalhistas para todos os trabalhadores. "Vamos influenciar a formulação de políticas públicas que promovam a igualdade e os direitos dessa população, no trabalho e em outras áreas da vida. O coletivo poderá desenvolver ações como capacitação através de cursos e workshops; assistência jurídica; estudos sobre mercado de trabalho; e articulação com outros movimentos", pontua.

Jhay Lopes reforça que a criação do Coletivo é um passo importante. "Para a construção de um mundo do trabalho mais justo, igualitário e inclusivo. Ao promover a diversidade e o respeito às diferenças, contribuímos para o fortalecimento do movimento sindical e a conquista de direitos para toda a sociedade. Que este seja a continuação  de uma nova era de luta por direitos e reconhecimento da comunidade LGBTQIAPN+ no mundo do trabalho", enfatiza.

Participaram da reunião Flora Lassance (Metalúrgicos e secretária da Mulher da CTB Bahia); Silvana Santos (Metalúrgicos); Fernando Santos (Sindcom); e os dirigentes do Sinttel e Fenattel, Maços Pires, Gildomar Santana, Brás Souza e Alielson Alves.

PROGRAMAÇÃO:

>> Papo Diverso “Lesbianidades e Mundo do Trabalho”, com:

Jhay Lopes - Secretaria da Diversidade LGBT CTB-Bahia
Josélia Ferreira - SintraSuper
Edvã Galvão - SintraSuper
Alielson Alves - Sinttel
Antônio Fernando - Sindicato dos Comerciários

>> Debate
>> Intervenções culturais
>> Coquetel de encerramento