Há gosto pra tudo, especialmente para igualdade; CTB debate Agosto da Igualdade e Novembro Negro

Há gosto pra tudo, especialmente para igualdade; CTB debate Agosto da Igualdade e Novembro Negro

Geral 15/08/2024 Escrito por:

Além de ser Lilás para combater a violência contra a mulher, o mês de agosto é da luta pela igualdade. Por isso, a Secretaria de Combate ao Racismo fez uma reunião, nesta quarta (14), com a Secretaria da Mulher, para planejar as ações da CTB e seus sindicatos para o Agosto da Igualdade e o Novembro Negro.

"Vamos definir as ações e passar as orientações aos nossos sindicatos sobre nossa participação nos eventos programados no estado. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) lançou a programação do 'Agosto da Igualdade', com atividades na capital e interior. A ação celebra o legado da Revolta dos Búzios e faz parte do calendário do governo estadual. Ela visa ampliar o conhecimento sobre a história de luta do povo negro, fortalecer o letramento racial, impulsionar o afroempreendedorismo, além de combater o racismo e a intolerância religiosa", pontua Jerônimo Silva Júnior, secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia.

Para o Novembro Negro, o sindicalista ressalta a importância de preparar, desde já, a presença da Central e dos sindicatos no evento. "Aqui em Salvador, temos a marcha Zumbi e Dandara dos Palmares, além da lavagem da estátua de Zumbi. Mas, outras cidades realizam atividades e é importante o sindicalismo estar presente para levar nossas ideias classistas", destaca 

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, enfatizou que as secretarias jogam papel importante para dar visibilidade às ações específicas da Central. "Temos que mobilizar nossas entidades para essas datas e reforçar nossa essência, que é combinar a luta econômica por salário com as lutas políticas da sociedade, defendendo bandeiras que vão além do mundo do trabalho", destaca.

Participaram da reunião Flora Lassance (Metalúrgicos e secretária da Mulher da CTB Bahia), Sônia Maria (FETRACOM-BA e dirigente da CTB Bahia) e Edmilson Santos (dirigente do Sinposba). As deliberações da reunião serão sistematizadas e divulgadas em breve.