CTB e mulheres classistas debatem ações para defender os direitos femininos
Geral 04/07/2024 Escrito por:
Refletir sobre o momento político atual e debater ações para enfrentar os ataques da extrema-direita aos direitos femininos. Esse foi o ponto central do debate promovido pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA). O evento aconteceu no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, e contou com a presença da deputada federal carioca Jandira Feghalli, mulheres classistas baianas. "Tomamos essa iniciativa para aproveitar a presença de Jandira em Salvador e discutir as pautas importantes das mulheres brasileiras. Temos que fazer esse debate na sociedade e mostrar que várias conquistas estão sendo atacadas por conservadores. São constantes tentativas de revogação de direitos essenciais, como o aborto legal e a proteção contra a violência", pontuou Alice Portugal.
Considerada uma das mais influentes na Câmara Federal, Jandira Feghalli ressaltou que as mulheres cuidam de quase tudo na sociedade e que as políticas públicas precisam cuidar das mulheres. "Manter e ampliar os direitos femininos é essencial para a emancipação das mulheres, que representa a emancipação de toda a sociedade. Isso passa por autonomia financeira, acesso à educação e à saúde, além de igualdade salarial. Precisamos ajudar o governo Lula a enfrentar um Congresso muito conservador", afirmou.
Jandira criticou as mulheres "bolsonaristas" por reproduzirem valores machistas e misóginos. "Vimos o ataque à deputada Benedita da Silva do PT por uma deputada da direita e outras defendendo o absurdo PL do Estupro. Para enfrentar esse cenário, temos que colocar nossa pauta e de temas importantes para o povo em prática. Precisamos manter a mobilização permanente, divulgar mais as ações positivas do governo Lula e melhorar nossa comunicação, disputando as ideias na sociedade e gerando resistência política", indicou.
A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou a importância da unidade dos movimentos no espaço institucional e na luta política. "Vamos enfrentar a extrema direita com debates como esse e muita luta nas ruas e nas redes sociais. Nossa Central e os nossos sindicatos filiados estarão firmes na defesa dos direitos das mulheres. O governo Lula implantou políticas importantes e vamos mobilizar as categorias e o nosso povo por mais avanços. Precisamos resgatar e ampliar direitos das mulheres e da classe trabalhadora. A luta vitoriosa contra o PL 1904 mostrou a força das mulheres contra as armações de Arthur Lira e da bancada evangélica. Queremos o novo Brasil com desenvolvimento, direitos e valorização do trabalho", enfatizou e depois entregou uma lembrança da CTB para Jandira Feghalli.
Também presente no encontro, a secretária de Imprensa da CTB e presidenta do Sindsaúde, Ivanilda Brito, ressaltou que "as mulheres são maioria e precisam transformar isso em reforço da luta que as entidades realizam pelos direitos femininos e por uma sociedade mais justa".
REPRESENTATIVIDADE
A representatividade do encontro se expressou nas intervenções da secretária Nacional de Mulheres do PCdoB, Daniele Costa; da pré-candidata à vereadora, Aladilce Souza; da presidenta da UBM-BA, Jéssica Baiano; da presidenta da UNEGRO, Marina Duarte; da titular da Sepromi, Ângela Guimarães; da presidenta da FABS, Aline Lima; e do presidente do PCdoB Bahia, Geraldo Galindo. Marcaram presença lideranças representantes da APLB, Sindicato dos Bancários, ASSUFBA, Fetracom, Federação dos Bancários, SintraSuper, Sindsaúde, Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato dos Comerciários, Sintracom, UNA-LGBT, Fabs e UJS.