Em pleno 1º de Maio, soubemos da notícia absurda sobre a abordagem violenta de policiais militares ao carro da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). Isso durante visita que ela fez ao Vales das Pedrinhas, em Salvador. Segundo a parlamentar, seu carro foi parado por policiais, que gritavam palavras agressivas e xingamentos, e com armas direcionadas para o veículo.
A CTB Bahia se solidariza com a deputada Olívia Santana e pede providências imediatas ao governo estadual, à Secretaria de Segurança Pública e ao Comando da Polícia Militar. Entendemos a complexidade do trabalho realizado, mas a PM precisa aprimorar esses procedimentos, principalmente quando envolve pessoas negras.
Nossa sociedade precisa de segurança e quer nossas polícias agindo dentro da lei. As operações para tentar coibir a ação de criminosos devem acontecer, mas não dessa forma. Não se trata de um caso isolado, pois os noticiários sempre relatam abordagens policiais violentas como esta.
Olívia Santana tem uma trajetória importante na defesa dos Direitos Humanos e da capacitação permanente das forças de segurança. Os policiais são trabalhadores importantes em nossa sociedade e precisam de permanente formação para que possam proteger a nossa sociedade e saber lidar com situações dessa natureza.
Também nos somamos às entidades que estudam sobre segurança pública e mostram que pesquisas apontam para a importância de câmeras no fardamento das polícias Civil e Militar nas suas viaturas e no fardamento. Em alguns estados já existe tal medida, com resultados positivos. Isso vai ajudar a proteger cidadãos e policiais.
A CTB Bahia expressa solidariedade a essa valorosa deputada baiana do PCdoB, que se estende a todos que foram vítimas de abordagens e procedimentos absurdos das forças de segurança da Bahia. Reforçamos o pedido de investigação mediata da ação lamentável da guarnição policial neste episódio para a tomada das medidas cabíveis.
A DIREÇÃO DA CTB BAHIA