1º de Maio iluminado das centrais no Farol mostra força do sindicalismo
Geral 01/05/2024 Escrito por:
Nesta quarta-feira (1/5), o Farol da Barra deu um brilho especial ao 1º de Maio unificado das centrais sindicais, que teve uma multidão de pessoas para ouvir os discursos das lideranças e curtir o reggae de Adão Negro e a "quebradeira" do Psirico. Seguramente, foi um dos maiores eventos realizados no País nesse dia.
A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza destacou a importância da data e os desafios atuais. "Que bom que vocês atenderam ao nosso chamado para celebrar essa data especial. Começamos bem o dia com corrida, várias atividades e serviços do governo estadual. Agradecemos ao secretário Davidson Magalhães e a Setre pela parceria. É um dia de resistência, luta e comemoração. O Brasil está entrando no eixo com o governo Lula e um novo projeto. Vamos seguir lutando para avançar ainda mais e, nas eleições de outubro, fortalecer a democracia e a força do nosso povo elegendo quem está sempre ao nosso lado. Viva a classe trabalhadora", enfatizou.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães celebrou a geração de empregos no Brasil. "É resultado do novo projeto implementado pelo presidente Lula. São 2,2 milhões de novos empregos em 15 meses de governo, segundo o Caged. Temos a valorização do salário mínimo, retomada de obras que estavam paradas e várias políticas sociais melhorando a vida do nosso povo. A Setre segue parceira das centrais e dos sindicatos para melhorar a vida da classe trabalhadora", afirmou.
Vários dirigentes de sindicatos filiados à CTB falaram no ato destacando bandeiras específicas de suas categorias, reforçaram as mudanças que acontecem no Brasil e a necessidade de fortalecer a luta contra a extrema direita e pelo sucesso do governo Lula. Discursaram: Rui Oliveira (APLB), Carlos Silva (Sintracom), Aladilce Souza (SindisaúdeBA), Roberto Santana (Sindibeb), Ione Santos (Assufba), Renato Ezequiel (Comerciários), Reginaldo Alves (APLB e vice-presidente da CTB Bahia), Hermelino Neto (Federação dos Bancários) e Bruno Carianha (Sindseps).
Vereadores do PCdoB de Salvador, os também sindicalistas Augusto Vasconcelos (presidente do Sindicato dos Bancários) e Hélio Ferreira (Sindicato dos Rodoviários) ressaltaram a importância da luta pela valorização do trabalho em todas as categorias e para eleger políticos que defendem as causas trabalhistas nos parlamentos. A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) agradeceu a solidariedade de todos em função da abordagem policial absurda ao seu carro, durante visita a um bairro de Salvador, e reafirmou o seu compromisso com a luta das centrais e do movimento sindical.
A parceria entre o movimento sindical e os movimentos sociais foi ressaltada por representantes como Jéssica Baiano (presidenta da UBM Bahia) e outras lideranças de organizações estudantis, da luta antirracista e do movimento comunitário.