Ivanilda Brito destaca participação da Bahia no Encontro de Rede da CTB

Ivanilda Brito destaca participação da Bahia no Encontro de Rede da CTB

Geral 07/04/2024 Escrito por:

Durante três dias (de 4 a 6 de abril), dirigentes e profissionais de comunicação de vários sindicatos do Brasil participaram do 2º Encontro Nacional da Rede CTB de Comunicação, realizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e faz parte da estratégia da Central de melhorar a comunicação classista em suas entidades filiadas.

Na abertura, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, destacou o esforço que a entidade realiza para melhorar a comunicação classista. “Vimos o fortalecimento da extrema-direita, gerando problemas para a esquerda. Perdemos a narrativa em várias derrotas, como a reforma trabalhista e a reforma da previdência. Precisamos reverter esse quadro. Precisamos superar as dificuldades pois há uma forte regressão do trabalho e dos direitos. Temos que ser mais amplos, com ações de interesse da sociedade e fazer melhor a luta de ideias. A comunicação é central para isso. Vamos propagar ideias do trabalho decente e de uma sociedade mais humana e menos desigual. Esse encontro é para nos colocar em um novo patamar”, afirmou.

Mais uma vez, a Bahia teve participação destacada, com vários dirigentes fazendo intervenções ricas nos debates. Secretária de Imprensa da CTB Bahia e secretária adjunta da pasta nacional, Ivanilda Brito exaltou a delegação baiana, que levou mais de 20 sindicalistas, e considerou o evento muito positivo.

"Foi importante para ajudar os nossos sindicatos a melhorarem sua comunicação com as bases, além de aprimorar a intercomunicação entre as sessões estaduais e a CTB Nacional.  A participação da Bahia foi bastante expressiva com boas intervenções e procurando entender como melhorar esse trabalho em nossas entidades.  Ao final, construímos a 'Carta do Rio' com as resoluções políticas e os encaminhamentos para orientar nossos dirigentes nos estados, até o próximo encontro, em março do ano que vem, em Minas Gerais. A Central está no caminho correto ao realizar os encontros de rede para fortalecer a nossa comunicação", enfatizou.

O secretário de Imprensa e Comunicação da CTB, Anderson Guahy, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da rede e a ampliação das parcerias com os movimentos sociais de comunicação. “O encontro serviu para darmos um passo à frente na construção da rede, avançar nas nossas parcerias com os movimentos sociais de comunicação, com os movimentos que lutam pela democratização da comunicação e principalmente enraizar melhor a rede nos estados. Conseguimos fechar o compromisso de trabalhar bastante nesse ano em parceria com os estados, para cada vez mais ir implementando a questão colaborativa da nossa rede, fazendo ela crescer. Portanto, o encontro cumpriu os objetivos e agora é bola para frente, trabalhar até o próximo encontro do ano que vem que será em Minas Gerais”, disse.

DEBATES IMPORTANTES

Durante os três dias, os participantes debateram o momento político atual e o papel da comunicação no enfrentamento à extrema direita no país e as fake news. Os palestrantes foram o coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, e o professor doutor Marcos Dantas, membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).

Os sindicalistas discutiram o Projeto de Lei das Fake News, com o relator do PL e deputado federal Orlando Silva (PCdoB), e participaram de um painel sobre a democratização dos meios de comunicação, com a jornalista Rita Casaro, secretária de Comunicação do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação).

Também debateram o papel das redes sociais e dos algoritmos, com a jornalista Larissa Gould, responsável por projetos especiais no Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS). Ao final, compartilharam suas experiências em comunicação, trataram da comunicação nacional da CTB, dos próximos passos para a comunicação da Central.