Emanoel Souza denuncia "aposta ruim" e manobra para privatizar loterias da Caixa
Geral 03/04/2024 Escrito por:
Em audiência da Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados, lideranças bancárias da Caixa deixaram claro que são contrárias à transferência das operações das loterias para uma subsidiária do banco. A audiência foi realizada nesta quarta (3/4) e teve a presença de Emanoel Souza, vice-presidente da CTB Bahia e secretário geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, que reforçou a tese de uma "aposta ruim" a privatização do setor.
“O que a direção da Caixa está tentando fazer é uma manobra ardilosa para transferir as Loterias para uma subsidiária e em seguida abrir o capital para o Mercado, num processo disfarçado de privatização. O presidente Lula precisa fazer esse debate. Sabemos da correlação de forças no Congresso, mas estamos dispostos a fazer esse enfrentamento com ele sobre temas importantes para a sociedade", afirmou (assista o vídeo no Instagram da CTB Bahia).
De acordo com o sindicalista, o movimento sindical bancário já enfrentou uma situação semelhante com a Caixa Seguridade e vai continuar mobilizado para evitar a transferência das Loterias e o enfraquecimento do papel social da Caixa. "Para se ter uma ideia, cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias é destinado a investimentos em saúde, educação e projetos sociais", lembrou.
Solicitada pelos deputados Erika Kokay (PT/DF) e Tadeu Veneri (PT/PR), a audiência contou com representantes de diversos segmentos dos trabalhadores, que ressaltaram a importância das Loterias da Caixa na redução das desigualdades sociais no país.
com informações da Federação dos Bancários