O lançamento do programa “Construir para Educar”, em Feira de Santana, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), também foi de celebração para a diretoria do Sintest-BA, convidada para o evento no último dia 14. O Estado vai investir R$ 2,8 bilhões na construção, ampliação, modernização e reforma de escolas.
"Entre esses investimentos, está a construção do novo prédio do Centro de Educação Básica da Uefs, uma luta histórica da categoria e do sindicato, que se empenhou nos últimos anos e que passou a integrar como reivindicação em várias reuniões com o governo e manifestações de rua", celebrou Daiana Alcântara, dirigente do Sintest e coordenadora da CTB Bahia Portal do Sertão (veja o vídeo em nosso Instagram e no X/twitter).
O governador destacou o objetivo do projeto. “Nós estamos dando continuidade ao que foi iniciado no governo anterior e investindo para garantir a modernização, ampliação e qualificação das escolas baianas. Nós também vamos apoiar alguns municípios, porque acreditamos que é importante haver consonância entre a educação do ensino médio e a educação do fundamental”, afirmou.
Representando os estudantes, Pedro Henrique Alcântara da Purificação falou do futuro. “A nova escola vai trazer muitos benefícios para todos. Meus colegas que foram pro CSU vão poder voltar para cá e ficarmos todos juntos e os pais que trabalham na Uefs não vão precisar se deslocar. As salas serão maiores, terá novos equipamentos, refeitório, biblioteca e a gente vai ter mais qualidade para aprender. Eu também quero me formar aqui, fazendo Medicina ou Física e fazer doutorado na Uefs. É o sonho da minha mãe e de muitos pais e mães da minha escola”.
com informações do Sintest