Campanhas salariais em alta com 83,2% dos reajustes de janeiro acima da inflação

Campanhas salariais em alta com 83,2% dos reajustes de janeiro acima da inflação

Geral 23/02/2024 Escrito por:

O cenário positivo da economia no governo Lula está ajudando a reverter a situação difícil das campanhas salariais. A política de valorização do salário mínimo (com ganho real), a inflação sob controle e o PIB crescendo ajudam os setores produtivos a terem resultados financeiros melhores. 

Por consequência, isso dá mais força aos sindicatos nas negociações. É o que aponta o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), avaliando que o ano de 2024 começou mantendo os bons resultados das negociações coletivas observados em 2023. 

Nas categorias com data-base em janeiro, cerca de 83,2% dos 322 reajustes salariais registrados no Mediador, até 5 de fevereiro, tiveram percentuais acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE, a inflação do período. Outros 13,4% ficaram em percentual igual à variação do INPC e apenas 3,4%, abaixo desse índice.

Ainda de acordo com o Dieese, a variação real média dos reajustes de janeiro foi de 1,89% acima do INPC, ficando abaixo somente de julho de 2023 (2,20%) no período analisado. Observando por setores econômicos, as categorias da indústria garantiram ganhos reais em 89,2% das negociações. Seguido de serviços (82,4% dos casos) e comércio (72%).

com informações do Dieese