Data Venia: o Sinpojud quer valorização da categoria e reúne com presidenta do TJBA 

Data Venia: o Sinpojud quer valorização da categoria e reúne com presidenta do TJBA 

Geral 22/02/2024 Escrito por:

Começou a campanha salarial no Judiciário baiano. Nesta quinta-feira (22), dirigentes  do Sinpojud se reuniram com a presidenta do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, para entregar a pauta de reivindicações deste ano. O presidente da entidade, Manuel Suzart, explicou pontos como o PCCS, auxílio-saúde, reajuste linear, pagamento do passivo da tabela 2012/2011 e o abono pecuniário. 

Sobre o PCCS, Suzart ressaltou que a prioridade é o vencimento básico, para compensar as perdas dos últimos oito anos que a categoria ficou sem reajuste linear. Cynthia Resende disse que o processo retornará para a consultoria jurídica do TJBA analisar as questões pontuadas pelo sindicato e que o Tribunal está preparando uma contraproposta. 

Em relação ao auxílio-saúde, a presidenta do Tribunal afirmou entender sua importância para os servidores. Sobre o reajuste linear, a desembargadora informou que está esperando uma sinalização do Governo do Estado para que o assunto seja definido. Quanto ao passivo da tabela 2012/2011, a desembargadora destacou que já existe previsão orçamentária, mas ainda não foi definida a data para início do pagamento. 

Suzart lembrou que o abono pecuniário (retorno da venda dos 10 dias de férias) já é realizado em outros tribunais e categorias: Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Assembleia Legislativa da Bahia. O dirigente informou ainda que existe um TJ-ADM protocolado pela entidade e pediu celeridade à Presidência. 

CONFIANÇA 

Ao final, a presidente do TJBA afirmou que vai analisar a pauta e dará uma resposta à entidade. "Espero que a gente continue com esse diálogo construtivo. Pretendo buscar de todas as formas a melhoria para os servidores e jurisdicionados. Vamos conversando e trabalhando juntos", garantiu. 

Confiante, Manuel Suzart acredita em um ano de vitórias para a categoria. "Em pouco mais de um ano de gestão, com muita luta e diálogo, conseguimos alcançar vários pleitos para os servidores e tenho certeza que esse ano não será diferente. A desembargadora Cynthia se mostrou compreensiva e comprometida com nossa pauta. Vamos continuar mobilizados e trabalhando diariamente para garantir que os direitos dos servidores do judiciário sejam mantidos e mais vitórias alcançadas", ressaltou.

Participaram da reunião os diretores: Maria José "Zezé (Finanças e Convênios), Cármen Regina (Assuntos Sociais), Clay Santos (Administração), Robertoni Mercês (Mobilização), Maria Lenilda (Cultura, Esporte e Lazer) e Moisés Dantas Sobrinho, presidente do Conselho de Representantes Sindicais.  

com informações do Sinpojud