APLB reprova Portaria 190 do governo: "Medida é uma afronta à educação"

APLB reprova Portaria 190 do governo: "Medida é uma afronta à educação"

Geral 19/02/2024 Escrito por:

A luta por educação de qualidade desenvolvida pela APLB-Sindicato passa, também, por avaliar criteriosamente as ações dos poderes públicos. Por isso, a entidade reprovou o Governo da Bahia e a Portaria nº 190, que trata do processo de aprovação dos alunos do Ensino Médio. Segundo o sindicato, a medida causa inquietação aos profissionais da Educação, principalmente professores.

Segundo a APLB, a aprovação automática, inclusive para alunos não frequentes, é um perigo. A entidade não é a favor da reprovação em massa ou automática. "Mas, a aprovação precisa respeitar o processo Pedagógico, respeitando o tempo de aprendizagem dos alunos de forma qualificada para que possam cumprir o percurso escolar da melhor forma", diz o coordenador geral do sindicato, Rui Oliveira.

Para a entidade, a portaria invalida todo o processo pedagógico. E não respeita o trabalho do professorado com relação às avaliações quantitativas e qualitativas, além dos procedimentos do conselho de classe por unidade, que foram debatidos, aluno por aluno, a recuperação final, ao término do ano letivo e, enfim, o conselho de classe final.

De acordo com Rui Oliveira, a medida é uma afronta à Educação. “Essa aprovação em massa diz claramente que o governo não tem compromisso com a Educação. Nós repudiamos a ação, que consideramos uma falta de respeito aos educadores que realizaram todo o processo pedagógico. A ação foi tomada sem nenhuma interlocução, sem nenhum diálogo. Uma atitude drástica que só faz com que a educação na Bahia piore cada vez mais”, critica.

O Sindicato buscará medidas legais. “Nós vamos denunciar ao Ministério Público estadual, ao Conselho Estadual de Educação, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e junto à CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação”, enfatiza.

com informações da APLB