Metalúrgicos baianos aprovam acordo com ASSA BLOY/Papaiz 

Metalúrgicos baianos aprovam acordo com ASSA BLOY/Papaiz 

Geral 07/02/2024 Escrito por:

O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia realizou, nesta terça-feira (6), uma assembleia com os trabalhadores da ASSA BLOY/Papaiz, que aprovaram o acordo diante do encerramento das atividades da empresa em Salvador. "Quando tivemos a notícia do fechamento da unidade, agimos rapidamente e convocamos a empresa para discutir condições que atenuassem os impactos negativos sobre os trabalhadores e suas famílias. Após várias rodadas de negociação, a companhia concordou em demitir o pessoal de forma gradual e a pagar o valor das rescisões, além de garantir outros benefícios proporcionais a cada fase de dispensa", pontuou o presidente do Sindicato, Adson Batista. 

Segundo o sindicalista, o acordo garantiu a manutenção do plano de saúde até o final de 2024; fornecimento de cesta básica por seis meses, após a dispensa; e suporte para recolocação no mercado de trabalho, compreendendo assistência na elaboração de currículos e treinamento. Além disso, os trabalhadores transferidos contarão com um adicional de transferência de 25% e passagens de ida e volta para visitar suas famílias uma vez por mês.

Trabalhadores com garantias provisórias terão todo o período pago, exceto cipistas e dirigentes sindicais, que poderão optar por receber indemnização equivalente ao período dos mandatos. Funcionários que firmarem acordos individuais, com vantagens compensatórias, também serão acompanhados pelo sindicato.

"Após esclarecimentos e debates, a proposta foi aprovada pela assembleia, demonstrando a união e a força da categoria com o Sindicato na defesa dos interesses dos trabalhadores. O resultado é fruto do esforço conjunto entre empresa, Sindicato e trabalhadores diante de situações delicadas como essa", disse Adson Batista.

com informações do Sindicato