Sindmoto celebra capacitação e kit profissional em parceria com a Setre 

Sindmoto celebra capacitação e kit profissional em parceria com a Setre 

Geral 05/02/2024 Escrito por:

Com o Carnaval já agitando as ruas de Salvador, os mototaxistas celebram a parceria com o governo estadual, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Na manhã desta segunda-feira (5), a categoria recebeu os certificados do curso de capacitação e kits com capacete e colete.

Um exigência da lei, o curso para mototaxista deve ser renovado a cada cinco anos. O kit garante a padronização e a segurança, também exigidas pela legislação. "A escola pública do Detran fazia o curso gratuitamente, mas fechou. Buscamos a Setre e conseguimos 500 vagas no projeto desenvolvido pela Secretaria e o SEST/SENAT. Em um ano já foram 4 turmas. Além disso, o governo paga vistoria, laudo e outras taxas", diz o presidente do Sindmoto, Marcelo Barbosa.

O dirigente reforça a importância de mais uma conquista da entidade. "Procuramos a Setre porquê o custo do curso e das taxas é muito alto para a categoria. Também estamos na expectativa da cooperativa de entregadores, instituída pelo governo e pela Setre, para fazer frente à superexploração das plataformas. Foram investidos R$ 770 mil na plataforma para motoboys entregadores. Aguardamos a documentação da cooperativa para iniciar o trabalho chamado de 'entrega decente'", enfatiza. 

Presidente da Federação Nordeste da categoria, Henrique Baltazar, destacou que "as lutas que desenvolvemos na Bahia são referências para toda a região. Por isso, a entidade atua para garantir conquistas como essa aos mototaxistas em outras cidades baianas e nordestinas".

Segundo o titular da Setre, Davidson Magalhães, a pasta tem buscado novas ações para beneficiar a categoria. "Vamos atuar junto ao Detran para conseguir novos benefícios. As iniciativas são importantes para garantir segurança e qualidade de vida e trabalho para os mototaxistas, de Salvador e de toda a Bahia. Nosso objetivo é garantir boas condições para que vocês exerçam essa importante profissão", afirmou no ato da entrega.