Direção e coordenações regionais da CTB definem ações para o 1º semestre
Geral 19/01/2024 Escrito por:
Uma reunião pela plataforma Zoom, na tarde desta sexta-feira (19), envolveu membros da direção estadual e das coordenações regionais da CTB Bahia. Os dirigentes definiram a agenda política da Central para o 1º semestre do ano. Os sindicalistas debateram, também, a participação da Central na Mudança do Garcia, que desfila sua irreverência política na segunda-feira de Carnaval.
A reunião tratou, ainda, da organização sindical; da preparação da reunião nacional da CTB em Salvador, nos dias 20 e 21 de março; e da participação dos nossos sindicalistas no Curso de Nacional de Formação da CTB 2024, também na na capital baiana.
Na abertura, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou a importância do protagonismo dos dirigentes e sindicatos classistas nas lutas e ações em curso. "Teremos campanhas salariais importantes, com grandes possibilidades de conquistas pelos sindicatos. Vamos mobilizar nossas entidades para garantir nossa presença forte na Mudança do Garcia. Além de assegurar o sucesso da reunião nacional aqui em Salvador e uma boa participação da Bahia no curso nacional", pontuou.
Dirigente nacional da CTB, Pascoal Carneiro ponderou que a CTB Nacional não deveria realizar cursos de formação em salvador sem a participação de orientadores da Bahia. "Temos uma Secretaria de Formação Sindical e pessoal capacitado para fazer a gestão dos cursos, podendo contribuir muito", pontuou.
O secretário geral Ailton Araújo deu informes de várias atividades que os dirigentes da CTB e dos sindicatos filiados devem participar.
DEBATE ABERTO
Na abertura dos debates, o secretário de Serviços Públicos, Renato Jorge, fez uma avaliação positiva da participação da CTB e de vários sindicatos na Lavagem do Bonfim, com destaque especial para os servidores públicos, que saíram unificados pela FESPEBAHIA. O dirigente pediu atenção para eleições de sindicatos e mais diálogo sobre as representações e organizações de aposentados no campo da Central. Por fim, ressaltou a necessidade de fazer um levantamento de materiais da CTB e entidades filiadas, para a participação na Mudança do Garcia, e informou que não haverá o Camarote ASSUFBA.
Coordenador da Regional Extremo Sul, João Milton reforçou a necessidade de aprimorar a organização sindical na região e definir um calendário de atividades. Na reunião, foi chamada atenção para o desdobramento da ação do Sindimed Bahia contra Dr. Deoclides Cardoso, que trata do pagamento de indenização. Rosa de Souza falou da manifestação que o SintraSuper fará, no dia 30, para denunciar a situação do Carrefour, que fechou lojas e demitiu em massa.
Ao final, ficou definido, também:
>> A CTB deve promover grandes manifestações coletivas e apoiar as atividades das campanhas salariais e atividades políticas;
>> A Central vai encaminhar, junto à coordenação da Mudança do Garcia, o seu visual para o Carnaval e participar junto com os sindicatos, especialmente os que estarão em campanha salarial;
>> A CTB tem que fortalecer as lutas dos sindicatos em suas campanhas salariais e lutas específicas, inclusive na mobilização das outras entidades e da militância.