Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), cerca de 700 delegados e delegadas participam da Conferência Estadual do PCdoB, que teve o ato político nesta terça (14) e prossegue nesta quarta (15), no Quality Hotel, em Salvador.
Segundo o persidente da legenda, Davidson Magalhães, um partido forte, atuante e enraizado na Bahia é o principal legado construído durante as suas gestões. "Essa é uma conferência vitoriosa. Mais de 8 mil militantes se reuniram em conferências preparatórias pela Bahia. O PCdoB cresceu e se fortaleceu com as marcas de figuras importantes, como Haroldo Lima, Péricles de Souza e Loreta Valadares. Nosso partido tem atuado para ajudar a melhorar o Brasil, sob a liderança do presidente Lula", afirmou.
Davidson, também, destacou a contribuição do PCdoB para o projeto que governa a Bahia por 16 anos. "Governador Jerônimo Rodrigues, você dá sequência ao Wagner começou e Rui consolidou. E pode seguir contando com os comunistas. Nosso partido está firme com Lula na reconstrução do País, por um novo projeto nacional de desenvolvimento. Estamos atuantes na luta dos movimentos sociais e nos preparamos para a batalha eleitoral em 2024, querendo eleger mais prefeitos e mais vereadores. Atuamos nas ruas e nas redes. Encerro meu mandato com a certeza de ter cumprido bem essa missão. Vamos renovar com Geraldo Galindo na Presidência e Daniele Costa na vice, mantendo a mesma linha política", enfatizou.
Ao falar em nome do movimento sindical e dos movimentos sociais, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, exaltou o papel dos sindicalistas comunistas para o PCdoB. "Levamos as ideias e as deliberações políticas do partido para o conjunto da classe trabalhadora em suas diversas categorias. Os comunistas dirigem a maioria dos sindicatos no estado e dão contribuições importantes para o trabalho e o fortalecimento do partido na Bahia e no Brasil. E tem sido fundamental a liderança firme do presidente Davidson Magalhães em todas as áreas de atuação dos comunistas", destacou.
GOVERNADOR E PRESIDENTA NACIONAL
A conferência teve 1 minuto de silêncio em solidariedade ao povo palestino e a presença, em videoconferência da presidenta do PCdoB Nacional, Luciana Santos. "Quero parabenizar essa grande conferência do partido e dizer que o trabalho partidário conta muito com a força do partido na Bahia. E Davidson conduziu da melhor forma o seu papel como presidente. Temos certeza de que Galindo e a nova direção darão sequência a esse trabalho", destacou.
O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou a importância do PCdoB das lutas sociais e na luta política. "Vemos uma bancada federal e a bancada estadual firmes e coerentes com os projetos políticos liderados por Lula e por nós do PT aqui na Bahia. É um partido que age com companheirismo e camaradagem na aliança política. Que tem sua militância dirigindo entidades importantes dos movimentos sociais e, por isso, é um partido forte e unitário. Só agradeço aos prefeitos e vereadores do PCdoB pela parceria. O partido qualifica a política no Brasil e na Bahia, com ministros e secretários estaduais preparados. Tenho certeza que contaremos com o PCdoB na luta contra a fome na Bahia e no Brasil", enfatizou.