Durante três dias (de 8 a 10 de novembro), sindicalistas de vários estados brasileiros se reuniram em Belém do Pará, no 4º Conselho Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Importante na construção e crescimento da Central, a CTB Bahia se destacou levando a maior bancada ao encontro: mais de 130 delegados e delegadas.
A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, esteve na mesa de abertura e discursou exaltando o bom momento político com o governo Lula. “Vamos fortalecer as lutas coordenadas pelas centrais para fazer o governo avançar as políticas que interessam à classe trabalhadora e ao nosso povo", disse e destacou a força da bancada: "Mostra o empenho e o compromisso dos nossos dirigentes e entidades com a construção da CTB no País e a aplicação das suas políticas".
Vários dirigentes baianos usaram a tribuna de debates para expor suas opiniões sobre temas importantes, como o cenário político, biodiversidade, mudanças climáticas, proteção dos povos e territórios, além da ação global em defesa do trabalho decente e da valorização do trabalho. O tema geral do 4º Conselho foi “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Valorização do Trabalho”.
O presidente nacional da CTB, o bancário baiano Adilson Araújo, ressaltou que a Bahia sempre contribuiu com as nossas deliberações políticas e organizativas. "Essa energia e empenho dos dirigentes são essenciais para o destaque e o respeito que a Central conquistou no meio político e entre as demais centrais", afirmou.
Segundo o secretário geral Ailton Araújo, a mobilização aconteceu já no Conselho Estadual. "Atuamos firmes junto aos sindicatos para garantir uma boa presença no evento estadual, o que possibilitou levar a maior delegação ao encontro nacional. Voltamos à Bahia com a mesma determinação para seguir esse trabalho de crescimento da CTB e do sindicalismo classista no movimento sindical", enfatizou.