"Setentona" poderosa: Emanoel Souza reafirma compromisso da CTB com a Petrobras
Geral 03/10/2023 Escrito por:
Esta terça-feira (3) foi um dia especial para a maior e mais simbólica empresa brasileira: a Petrobras, que comemora 70 anos. Sindicatos, movimentos sociais e partidos realizaram manifestações em todo o País para celebrar e defender a companhia e demais estatais brasileiras.
Mais do que justas, uma vez que a própria Petrobras, sob governos conservadores, privatizou boa parte do seu patrimônio, especialmente no governo Bolsonaro (PL). De 2019 e 2022, foram vendidos 68 ativos, incluindo quatro refinarias, uma distribuidora de combustíveis, uma de gás, usinas de biocombustíveis, eólicas, termelétricas e até campos de petróleo do pré-sal. Também cortou investimentos e parte do seu quadro de funcionários, perdendo parte de sua relevância para a economia nacional.
Para o vice-presidente da CTB Bahia, Emanoel Souza, é importante aproveitar o novo momento do Brasil com o governo Lula (PT) para recolocar a empresa em papel de destaque. "A Petrobras contribui com a economia do País e com a sociedade de várias formas, como a preservação ambiental, questões sociais, grande geração de emprego e renda", pontua.
Segundo ainda o dirigente, a estatal também ajuda a economia de muitas cidades. "Parte dos valores gerados pela produção e exploração de petróleo retornam na forma de royalties para a União, estados e municípios. É uma empresa que faz grandes investimentos no país, investe em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo com o PIB brasileiro. Parabenizamos essa 'setentona' lhe dando como presente o nosso compromisso de defendê-la e resgatar o seu papel de ajudar o desenvolvimento econômico e social do Brasil", enfatiza.
com informações do Brasil de Fato e CNN