Metalúrgicos comemoram SAC Trabalhista em Camaçari

Metalúrgicos comemoram SAC Trabalhista em Camaçari

Geral 02/09/2023 Escrito por:

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) inaugurou, no dia 31 de agosto, a segunda unidade do SAC Trabalhista no Estado. Fica no Fórum Trabalhista de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, onde serão atendidos trabalhadores e empresas com processos na Justiça do Trabalho. A presidente do (TRT-5), desembargadora Débora Machado, destacou que um dos maiores objetivos do órgão é “fazer com que o cidadão baiano encontre em um só local todos os serviços”. A disponibilização deste “Balcão de Cidadania” traduz o encontro “entre a necessidade e a vontade de servir”, comentou.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari celebrou a iniciativa. "A inauguração do SAC Trabalhista é um marco significativo para a região e os trabalhadores. representa um avanço no acesso a serviços essenciais relacionados aos direitos trabalhistas, oferecendo um local centralizado para resolver questões ligadas a emprego, benefícios e orientações legais", disse Evandro Florentino, presidente da entidade.

Também dirigente da entidade, Júlio Bonfim disse que o SAC Trabalhista facilita o acesso dos trabalhadores à informações e fortalece a luta por direitos e melhores condições de trabalho. "Reflete o compromisso do poder público com a classe trabalhadora. Isso empodera os trabalhadores e contribui para a construção de um ambiente laboral mais justo em Camaçari, com a participação ativa dos sindicatos", afirmou.

O SAC Trabalhista tem a parceira da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre) com o Sinebahia e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA). Vai oferecer intermediação para vagas de trabalho, priorizando a recolocação dos trabalhadores desempregados, atendimentos sobre seguro-desemprego, Rais/Caged, Empregador Web, consulta ao abono salarial, denúncias e orientação sobre mediação trabalhista, acordos e convenções coletivas.

Para a superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Fátima Freire, a parceria com o TRT-5 é uma realidade. A coordenadora de intermediação da Rede Sinebahia, Kadine Santos, afirmou que o projeto “trabalha para ajudar e para acolher as pessoas”, levando cidadania e dignidade. 

Com informações do Sindicato e TRT-5