Dirigentes do Sinpojud destacam congresso histórico dos servidores públicos
Geral 01/09/2023 Escrito por:
Realizado de 29 a 31 de agosto, em Brasília, o 1º Congresso Extraordinário da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) reuniu lideranças sindicais de todo o país e teve como principal resolução a aprovação do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público. O Sinpojud reforçou os debates com os dirigentes Manuel Suzart (presidente), Zezé (diretora de Finanças), Tiago Pascoal (diretor de Comunicação) e Robertoni Mercês.
"O congresso representou um marco fundamental na trajetória dos servidores públicos brasileiros ao buscar regulamentar as relações de trabalho e fortalecer o arcabouço legal que ampara os serviços públicos no país. Propostas relacionadas à flexibilização de cargos e salários, bem como mudanças nas condições de contratação e avaliação de desempenho, foram analisadas minuciosamente", pontuou Tiago Pascoal, diretor de Comunicação do Sinpojud.
As discussões envolveram autoridades políticas e jurídicas. Os líderes sindicais trabalharam em grupos temáticos para analisar as propostas do Marco Regulatório nas diferentes esferas administrativas e nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O congresso também delineou um plano de ação visando ampliar o apoio político e social à proposição, no Congresso Nacional e na sociedade. "Reafirmamos o compromisso do Sinpojud com os grandes temas nacionais da categoria e levamos as preocupações dos servidores baianos para socializar com os participantes de todo o Brasil", destacou Manuel Suzart.
CTB PRESENTE E NA DIREÇÃO NACIONAL
Também marcou presença no congresso a secretária de Imprensa da CTB Bahia, presidenta do Sindsaúde Bahia e dirigente da Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado da Bahia (FESPEBAHIA), Ivanilda Brito.
O Sinpojud estará representado na direção nacional da CSPB com Maria José (Zezé), que é dirigente estadual e nacional da CTB. Ela assumiu o cargo de diretora adjunta de Assuntos do Mercosul. Ao seu lado estará Robertoni Mercês, eleito membro suplente do Conselho Fiscal. "O congresso refletiu a diversidade de vozes e perspectivas. Trouxe esperança para um futuro mais promissor, onde as condições de trabalho dos servidores públicos e a qualidade dos serviços oferecidos à população possam ser fortalecidos e protegidos de forma efetiva", enfatizou Zezé.
com informações do Sinpojud