A experiência sindical no Brasil foi destacada no Chile pela dirigente do Sintracom-Ba, Lúcia Maia. A presidenta da FLEMACON (Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção) participou de um debate no canal El Ciudadano, veículo de comunicação do Terceiro Setor no Chile.
Com o tema "Experiências de negociaciões do setor da construção na América Latina", o debate aconteceu durante o 7º Congressso do SINTEC Chile. "Vivemos um período recente sob um governo de extrema direita. As centrais sindicais se unificaram para lutar e ajudar a derrotar o representante do fascismo. Essa unidade foi essencial, que contou com o apoio da FLEMACON. Entendemos que ela ajuda na construção de um país melhor e uma América Latina mais justa, pois continua com uma desigualdade social muito grande", pontuou Lúcia.
A dirigente falou sobre a o desafio à frente da Federação. "Ser presidenta mulher de uma entidade onde a categoria é majoritariamente masculina, me orgulha e me dá mais responsabilidade. Nosso desafio é unificar a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da construção no continente. Me empenho muito e temos conseguido êxito em muitas lutas e no fortalecimento da classe trabalhadora, participando de reuniões e congressos internacionais. O 4º Congresso da FLEMACON aconteceu em dezembro de 2022, no Chile, mostrando a força internacional da categoria. Mostramos para a classe trabalhadora que ela deve sempre unir forças, em cada país e no continente, para melhorar as condições de vida e trabalho", afirmou.
Lúcia destacou o trabalho do Sindicato na Bahia. "O Brasil é como um grande continente e a Bahia tem 417 município. Nosso sindicato é estadual e precisa cuidar de mais de 50 operários e operárias, especialmente com relação a segurança no ambiente de trabalho para evitar acidentes", disse.
Ao final, nossa dirigente falou sobre a importância da sindicalização. "Trabalhamos para mostrar que é o maior ato de consciência da categoria, que precisa reforçar sua entidade para lutar com mais força em defesa da classe. Aproveito para saudar o SINTEC do Chile pelo congresso. A FLEMACON se sente honrada em ter a entidade como sua filiada. Vamos seguir juntos e firmes para que a classe trabalhadoras nos países da América Latina tenham uma vida melhor", enfatizou.