CTB-Bahia leva bandeiras de luta para Lavagem do Bonfim

CTB-Bahia leva bandeiras de luta para  Lavagem do Bonfim
Publicado por Romice Mota

Geral 17/01/2020 Escrito por: Romice Mota

Nesta quinta-feira (16/01), milhares de pessoas foram as ruas da cidade baixa em Salvador para a tradicional Lavagem do Bonfim, festa que abre oficialmente o calendário de festejos populares da Bahia, que começa na Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, segue com um grande cortejo até a Igreja do Bonfim.

A CTB-Bahia como de tradição, marcou presença na festa que é marcada pelo sincretismo religioso e a diversidade cultural, levando para o desfile as bandeiras de defesa dos direitos dos trabalhadores, como a Reforma da Previdência de Rui Costa e a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Rosa de Souza, vice-presidente da CTB-Bahia, acha importante a participação da CTB na festa do Bonfim, “Mais um ano a CTB presente na Lavagem do Bonfim, uma manifestação de devoção em que o povo baiano carrega consigo pedidos de paz e de prosperidade, nós do movimento sindical trazemos as nossas bandeiras da classe trabalhadora contra a reforma perversa do governador Rui Costa, a retirada de direitos, além da defesa da democracia, e pedir que seja um ano de paz para todos. Vamos continuar nas ruas durante todo ano defendendo os direitos do trabalhador e das  trabalhadoras da Bahia”, concluiu.

Após a grande pressão e mobilização dos Sindicatos representantes de diversas categorias de servidores, o governador Rui Costa (PT), retirou a reforma da Previdência para servidores, agentes penitenciários e policiais civis da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para aprimoramento do texto. 

Em nota, o governo admitiu que a PEC será encaminhada novamente após ajustes. O objetivo é que sejam aprofundados os estudos e análises das sugestões recebidas pelo Estado e enviadas por várias entidades representativas.