APLB debate Novo Ensino Médio e a valorização dos profissionais da Educação

APLB debate Novo Ensino Médio e a valorização dos profissionais da Educação

Geral 21/07/2023 Escrito por:

Os impactos do Novo Ensino Médio na Educação e a valorização dos profissionais do setor na Bahia foram objetos de debates no seminário realizado pela APLB-Sindicato entre quinta (20) e esta sexta (21). O evento aconteceu no Hotel Fiesta, em Salvador, com a presença de lideranças políticas e sindicais, representantes da SEC, CNTE, UNDIME, Fórum Estadual de Educação e CEE.

Durante dois dias, educadores e dirigentes da APLB, da capital e do interior, além de lideranças do movimento estudantil debateram o tema. "O seminário é para reforçar a mobilização da categoria contra uma reforma feita em um governo de extrema-direita, que vai ampliar a desigualdade social entre os estudantes da rede pública e privada. Condena a juventude pobre a se contentar com um curso técnico, o básico de uma educação precária e não alcançar a universidade. Lutamos para que o Ministério da Educação suspenda sua aplicação e abra o debate com as entidades que representam a educação", enfatizou Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB.



Na mesma linha, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Gilson Reis, disse na abertura do seminário que "O Novo Ensino Médio amplia desigualdades e desconstrói a política de acesso à Educação".  

A CTB Bahia foi representada pelo vice-presidente Reginaldo Alves, que destacou o compromisso da Central com a causa. "Esse é um encontro promissor para o enfrentamento desse problema. A Secretaria de Educação foi com muita sede para implementar esse Ensino Médio com os defeitos que tem. A CTB apoia os professores e as entidades da categoria nessa luta", afirmou o dirigente, que também é membro da APLB.