Rosa defende unidade nas eleições de Salvador com Olívia liderando

Rosa defende unidade nas eleições de Salvador com Olívia liderando

Geral 18/07/2023 Escrito por:

As eleições municipais só acontecerão em outubro do ano que vem, mas os partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) já pré-anunciam seus nomes para a disputa. O movimento sindical e organizações sociais acompanham e também se pronunciam, como a CTB Bahia e a UGT. Nesta segunda-feira (17), falaram ao portal Salvador FM sobre o tema, a CTB Bahia e a UGT Bahia. As entidades analisaram a viabilidade dos nomes da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e do presidente da Conder, José Trindade (PSD).

Presidenta da CTB, Rosa de Souza defendeu uma candidatura única e encabeçada pela parlamentar comunista. “O PCdoB apresenta Olívia Santana como uma candidata orgânica para disputar as eleições. É uma mulher negra, oriunda da periferia de Salvador, que conhece e sabe das lutas e interesses do povo e representa o segmento das mulheres”, disse. 

Segundo a dirigente, que é da direção estadual do PCdoB, a CTB apoiará a candidatura que observe a diversidade de Salvador. “Nós da CTB apoiamos o que é a melhor alternativa que Salvador pode ter, que fale a língua do povo, das mulheres, dos negros, da juventude e da sua diversidade que a cidade tem. Fazemos parte de uma Federação [formada por PV, PCdoB e PT], que decidirá o melhor para apresentar a cidade, e o nome de Olívia está posto”, defendeu. 

NOMES REPRESENTATIVOS

Segundo o presidente da UGT, Marcelo Carvalho, são nomes representativos para os movimentos de trabalhadores. Ele destacou a atuação do presidente da Conder na Câmara de Salvador, e de Olívia Santana na Assembleia Legislativa. “Ele [Trindade] foi vereador, líder da oposição na Câmara [de Salvador] e está à frente da Conder, executando importantes obras.Olívia Santana é uma grande deputada, conhece os anseios da cidade, é um nome muito orgânico. Pensamos que há viabilidade para uma chapa formada por esses dois nomes, Zé Trindade e Olívia”, disse, salientando que a UGT “vai marchar na política de Jerônimo Rodrigues”. 

Nesta semana, membros da Federação PV, PCdoB e PT participarão de uma reunião para discussão dos nomes que devem concorrer a eleição municipal pela base do governo da Bahia. O Paraná Pesquisas fez um levantamento no mês de março, mostrando o atual prefeito Bruno Reis (União) com 38,1%. Na sequência, aparecem Lídice da Mata (PSB), com 10,2%, João Roma (PL), com 7%, e Olívia Santana (PCdoB), com 6,6%.

com informações do Portal Salvador FM