CTB-Bahia participa de protesto contra Reforma da Previdência estadual

CTB-Bahia participa de protesto contra Reforma da Previdência estadual
Publicado por Romice Mota

Geral 13/01/2020 Escrito por: Romice Mota

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB-Bahia), e  diversas entidades ocupam a entrada da Assembleia Legislativa da Bahia, nessa segunda-feira (13/01), movimento pede a retirada da proposta de votação da PEC 158.

A Medida Provisória 158/2019, foi encaminhada para votação na Assembleia Legislativa da Bahia. Logo, a PEC, altera as regras de aposentaria dos servidores públicos do estado, e tem sido alvo de protesto entre os trabalhadores do serviço público estadual. Mudanças como o aumento da idade mínima e o tempo de contribuição terão grande impacto negativo na vida dos servidores, em especial, mulheres e professores.

A tramitação da PEC 158 foi suspensa pela Justiça no último sábado (11), como resultado da mobilização e pedido dos sindicatos. O pedido da suspensão foi feito pelo deputado estadual Hilton Coelho (Psol),

A PEC 158 é donosa para os servidores, ela está sendo chamada de PEC da “maldade”, dificulta a aposentadoria, a pensão tem uma perda enorme na regra de transição, é muito ruim para o servidor. O governador atropelou o regimento interna da AL-BA, já foram feitas as adequações em 2018. O governo deixa claro que, o objetivo é dificultar a aposentadoria do servidor público. Hoje teremos uma reunião com o líder do governo para apresentar emendas. Nós exigimos a retirada da PEC do regime de prioridade, declarou Pascoal Carneiro, presidente da CTB- Bahia.

O Coletivo de Entidades, está estruturado, continua mobilizado e fará manifestação nessa terça-feira (14/01) e quarta-feira (15/01), Na Assembleia Legislativa.