Com o objetivo de alavancar cada vez mais a lucratividade, os bancos em atividade no Brasil continuam fechando agências, demitindo funcionários e privando clientes de atendimento presencial acessível e eficiente.
Para chamar atenção das empresas e da população, o movimento sindical lançou a campanha #BancoParaTodos, nesta quarta-feira (28/06), em todo o país. Em Salvador, os diretores do Sindicato da Bahia percorreram as agências do Comércio, que contou com a apresentação de teatro, denunciando as práticas dos banqueiros que, além do fechamento de agências, promovem demissões, precarizam e terceirizam, resultando em ambiente de trabalho adoecedor.
O SBBA vem realizando várias atividades para mudar o cenário. “A direção do Bradesco, Itaú, Santander e demais bancos trabalham para expulsar os clientes das agências, criando unidades de negócios, retirando os caixas, empurrando os clientes para o autoatendimento e plataformas eletrônicas”, denunciou o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos.
O vice-presidente Elder Perez completou. “As empresas não podem esquecer que são responsáveis por oferecer serviços e se concentrar apenas em venda de produtos”. Já o diretor de Comunicação, Adelmo Andrade, lembrou que há casos de funcionários que não conseguem nem levantar da cadeira para ir ao banheiro, devido ao fluxo alto de atendimento e sobrecarga nas unidades.
Enquanto o presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, sinalizou que o caos não começou agora. Para se ter ideia, só na Bahia, entre dezembro de 2018 e maio de 2023, o número de agências caiu de 1.030 para 853, redução de 177 unidades.
Já no nível nacional, apenas em 2022, foram fechadas 428 agências, de acordo com dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Os problemas não podem continuar assombrando a sociedade, os bancos precisam cumprir a obrigação de fornecer atendimento adequado e boas condições de trabalho.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia