Bancários da CTB avaliam cenário e projetam ações na categoria

Bancários da CTB avaliam cenário e projetam ações na categoria

Geral 18/06/2023 Escrito por:

Reunida no auditório sindicato dos Bancários da Bahia, a coordenação da CTB Bancários realizou um encontro nacional para debater o cenário político e os novos desafios da categoria, além de eleger a nova coordenação do núcleo.  
 
Vereador em Salvador pelo PCdoB e presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos fez uma abordagem política sobre o Brasil. "Vicenciamos seis anos de retrocessos, com reformas trabalhistas que retiraram direitos e precarizaram o trabalho. O movimento sindical contribuiu muito para a vitória épica de Lula, contra todas as adversidades de se enfrentar a extrema-direita", destacou.

Segundo Vasconcelos, abriu-se um novo caminho para as lutas populares e dos trabalhadores. "Com um governo do campo democrático, poderemos retomar ações que resultem em resgatar direitos históricos perdidos. Mantendo nossa autonomia, vamos fazer a nossa parte nessa reconstrução do País, da economia e das políticas sociais. Uma luta importante é para baixar os altos juros praticados pelo Banco Central, que sabota o projeto vencedor nas urnas", enfatizou.

O presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo (também bancário), destacou o papel decisivo que o movimento sindical pode jogar nesse novo momento do Brasil. "Temos que ir além das lutas por salários e melhores condições de trabalho. O embate político está acirrado e o País polarizado, exigindo grande capacidade dos sindicatos e dos nossos dirigentes", afirmou.

Vice-presidente da CTB Bahia e dirigente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEB), Emanoel Souza disse que "o encontro representou um marco no sentido do fortalecimento do sindicalismo classista na categoria bancária, em uma conjuntura extremamente complexa". 

Ao final, a coordenação nacional atual foi mantida, com Hermelino Neto (presidente da FEEB) coordenador geral e Carlos Alberto Lima (RJ), vice coordenador. "Vamos seguir mobilizando a categoria para resolver os problemas dentro das agência e participar das lutas gerais convocadas pelas centrais sindicais, pois interessam a toda sociedade", disse Neto.